FERRAMENTAS LINUX: O AMDGPU para o Kernel Linux 5.5 corrige a saída de 8K / 4K120 e atinge o suporte à linha do tempo do objeto de sincronização para o Vulkan

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

O AMDGPU para o Kernel Linux 5.5 corrige a saída de 8K / 4K120 e atinge o suporte à linha do tempo do objeto de sincronização para o Vulkan




Confira !!



Enquanto na parte de trás do ciclo do kernel Linux 5.5 , enviado na quarta-feira, havia um lote interessante de correções de driver AMDGPU que são bastante notáveis.

Primeiro, a reversão do comportamento de novas tentativas faz parte dessa solicitação de recebimento. Essa reversão de código visa ajudar a estabilidade das recentes APUs da AMD que, para alguns usuários do Linux, causaram travamentos frequentes, a menos que essa funcionalidade estivesse desabilitada. A alternativa para tentar esta solução alternativa é inicializar o kernel com amdgpu.noretry = 0 para obter o mesmo efeito nas versões existentes do kernel.

Além da correção de estabilidade da APU de Raven Ridge, também há uma alteração para reduzir a codificação de pixel HDMI se o relógio máximo for excedido. O que isso significa na prática é que as GPUs capazes de conseguir saída de 8K ou modos de exibição 4K120 / HFR que até agora estavam desabilitadas pelo driver AMDGPU, não permitindo 8K ou limitando a taxa de atualização. A codificação de pixels cai de 4: 2: 2 para 4: 2: 0 quando o relógio do TMDS é excedido.

O arredondamento dessas correções notáveis ​​no driver AMDGPU Direct Rendering Manager para o Kernel Linux 5.5 é outro grande problema: expor o recurso SYNCOBJ_TIMELINE. Embora isso exponha um novo recurso e não uma "correção", ele deve ser liberado no Linux 5.5, pois o recurso já estava instalado no driver e era apenas uma questão de expor o pouco para o espaço do usuário saber que a funcionalidade é suportada . O suporte da linha do tempo do objeto de sincronização pelo driver do kernel é necessário para que os drivers AMDVLK / RADV exponham o suporte VK_KHR_timeline_semaphore do Vulkan. O suporte ao AMDGPU foi instalado no driver do kernel por um tempo, mas aguardava a extensão e o lançamento da extensão Vulkan.

Portanto, embora essa solicitação de correção " pequena " seja pequena com apenas três correções, todas elas são bastante notáveis.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário