Confira !!
Para aqueles que desejam executar o Debian a partir do Sistema de Arquivos Compatível com Flash ( F2FS ) como um sistema de arquivos raiz, esse suporte está surgindo.
Embora o F2FS esteja disponível há anos e tenha visto uma crescente adoção, especialmente em dispositivos móveis Android, a maioria das distribuições Linux ainda não permite a inicialização a partir de um sistema de arquivos F2FS por padrão. O GRUB 2.04 trouxe o suporte ao F2FS com seu lançamento em meados de 2019.
O suporte atualizado ao GRUB para poder ler os sistemas de arquivos raiz F2FS tem vindo a caminho das distribuições Linux, mas também requer a ativação do módulo. No caso do Debian, esta semana eles adicionaram o módulo F2FS finalmente às imagens UEFI assinadas.
A outra parte do quebra-cabeça do Debian para inicializar a partir do F2FS está adicionando o suporte ao F2FS como um módulo básico de adição automática para initramfs.
O desenvolvedor do Debian Romain Perier está trabalhando para torná-lo adequado para o Debian executar normalmente a partir das configurações do sistema de arquivos raiz F2FS. Isso também é uma boa notícia para os downstreams como o Ubuntu, que acabam provocando essas mudanças. Esperamos que outras distribuições Linux também sigam o exemplo ao ver alguns bons números de desempenho do F2FS e isso se torne bastante confiável graças aos investimentos do Google e de seus parceiros.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário