FERRAMENTAS LINUX: O desenvolvimento de servidor X.Org atinge quase duas décadas de baixa

sábado, 4 de janeiro de 2020

O desenvolvimento de servidor X.Org atinge quase duas décadas de baixa





Confira !!



Com a Red Hat mudando seu suporte para Wayland e esperando que o X.Org Server entre em um modo de manutenção difícil rapidamente , em 2019 de fato aconteceu.

Sem outras empresas investindo significativamente no próprio X.Org Server com recursos de engenharia, atualmente o X.Org Server está tendo pouco trabalho além do trabalho no XWayland para a execução de aplicativos X11 no Wayland e também no GLAMOUR como o código de aceleração 2D sobre o OpenGL. É raro ver atividades em outros lugares sem as confirmações ocasionais no driver DDX xf86-video-modesetting.

          A Red Hat tem sido o colaborador mais significativo ao longo dos anos para o X.Org Server.


A versão do X.Org Server 1.21 está atrasada com várias alterações no XWayland e no GLAMOUR. O X.Org Server 1.20 está chegando aos dois anos de idade, colocando a versão 1.21 da cadência de versões anteriores do xorg-server de seis em seis meses.

Ao analisar as estatísticas do X.Org Server Git para 2019, ele aponta para o desenvolvimento atingindo um ponto baixo de quase duas décadas para o X.Org Server ou desde que retornou durante os dias do XFree86.


Em 2019 foram apenas 316 confirmações para o servidor X.Org ... Abaixo do ponto alto em 2008, com 2.114 confirmações. Ou mesmo em 2018, houve 525 confirmações no X.Org Server. Esses 316 commits no ano passado trouxeram apenas 8.333 linhas de novo código e 4.648 linhas removidas ... Em uma base de contagem de linhas, esse é um ponto baixo desde 2002. Ou, se passarmos pela contagem de commit, não houve poucos commits desde 2003 ao ter 125 confirmações antes de atingir 590 em 2004. Portanto, tanto na confirmação quanto nas linhas de código, o X.Org Server em 2019 diminuiu para um ponto que não era visto desde o início dos anos 2000 antes da moderna Fundação X.Org.

Hoje em dia, o trabalho vai para o próprio Wayland e vários compositores de Wayland, além de Mesa, libinput e outras áreas.

Enquanto a Red Hat vê o X.Org Server entrando no modo de manutenção, seus desenvolvedores continuam no topo da lista: Adam Jackson, da Red Hat, foi responsável por 66 dos commits, enquanto os outros desenvolvedores principais (principalmente os da Red Hat) incluíram Olivier Fourdan, Jon Turney, Michel Dänzer, Hans de Goede e Eric Anholt.


A árvore de origem do X.Org Server está atualmente em 710k linhas, que ficou praticamente estável na última década desde o desmembramento de drivers da árvore de origem e a remoção de outro código antigo.

Portanto, para não surpreender, o desenvolvimento do X.Org Server parou virtualmente, com Wayland continuando sendo o foco principal dos desenvolvedores de desktops Linux upstream. Embora tenhamos esperanças de ver o X.Org Server 1.21 mais cedo ou mais tarde para enviar as várias melhorias do GLAMOUR e do XWayland. As estatísticas de desenvolvimento do xorg-server de final de ano de 2019 podem ser encontradas aqui .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário