FERRAMENTAS LINUX: O Zink está se aproximando do suporte ao OpenGL 3.0 sobre o Vulkan

sábado, 4 de janeiro de 2020

O Zink está se aproximando do suporte ao OpenGL 3.0 sobre o Vulkan



Confira !!



O Zink foi uma das inovações do Mesa / Gallium3D que obteve status de principal em 2019 por oferecer suporte ao OpenGL no topo dos drivers de hardware da Vulkan. Embora seja uma abordagem interessante, até agora apenas o suporte datado do OpenGL 2.1 foi exposto, mas o esforço liderado pela Collabora está se aproximando dos recursos do OpenGL 3.0.

O Zink pode desempenhar um papel vital no futuro, quando os fornecedores de hardware da GPU começarem a se concentrar exclusivamente no suporte ao Vulkan ou, pelo menos, deixar de lado o suporte ao OpenGL para as futuras gerações de hardware. Embora as principais limitações dessa camada genérica do OpenGL sobre o Vulkan sejam o Zink muito lento em comparação com os drivers de hardware dedicados e que apenas o OpenGL 2.1 tenha sido exposto até o momento.

Parece que em breve o OpenGL 3.0 poderá ser alcançado para o Zink, embora ainda esteja muito longe do suporte ao OpenGL 4.5 ~ 4.6.

Entre outros comprometimentos recentes com o Zink, da mesa principal da Mesa, por Erik Faye-Lund, da Collabora, está o suporte ao texelFetch como um passo mais próximo do GL 3.0 .

Esse e outros trabalhos aproximam o Zink de expor o GL 3.0, mas mesmo assim muitos jogos do Linux exigem o OpenGL 3.2 ou o OpenGL 4.x, o que ainda levará um tempo, sem mencionar a necessidade de aprimorar ainda mais os recursos de desempenho desse GL-over Implementação -VLK. No entanto, o empolgante progresso dos drivers gráficos de código aberto.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário