FERRAMENTAS LINUX: O driver de frequência Intel Uncore no Linux está mais próximo da linha principal com os patches mais recentes

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O driver de frequência Intel Uncore no Linux está mais próximo da linha principal com os patches mais recentes



Confira !!



Foi enviado um pouco antes do feriado um driver Intel Uncore Frequency para oservidores Linux. Agora, esse driver foi revisado com as correções mais recentes e parece que em breve poderá chegar à linha principal para ajudar servidores sensíveis à latência.

O driver Intel Uncore Frequency para Linux permite ler e definir a frequência uncore, que controla os relógios RING / Last Level Cache (LLC). Aumentar a frequência uncore pode ajudar a melhorar a latência da memória ou, pelo menos, tornar a latência consistente, evitando a seleção dinâmica de frequência uncore. Aumentar os relógios obviamente traz maior poder / calor. Por padrão, a frequência uncore da Intel é dinâmica com base no estado de desempenho da CPU e nas restrições de energia.

A Intel publicou há muito tempo como parte de suas folhas de dados que a frequência uncore é controlada por meio de um MSR específico (registro 0x620), enquanto agora o driver de frequência intel_uncore facilita a leitura e manipulação do espaço do usuário. Os administradores de servidor interessados ​​já podem manipular o MSR conforme desejado, mas o driver Intel Uncore Frequency Linux facilita muito a leitura e a configuração agora através de novas interfaces sysfs.

Este driver expõe as frequências mínimas / máximas para o não -core no estágio inicial de inicialização e, em seguida, as freqüências mínimas / máximas atuais, que podem ser gravadas com frequências diferentes. O valor é por dado em servidores de dados múltiplos ou com o escopo do pacote para servidores que não são de dados múltiplos. As informações são expostas em / sys / devices / system / cpu / intel_uncore_frequency .

O driver em si é bastante básico e está atualmente na lista de discussão do kernel, mas esperamos que este driver da Intel Uncore Frequency seja lançado assim que o Kernel Linux 5.6 chegar .

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário