FERRAMENTAS LINUX: O EXT4 obtém as otimizações de E / S mais diretas - pode ajudar algumas cargas de trabalho de banco de dados em torno de ~ 140% +

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

O EXT4 obtém as otimizações de E / S mais diretas - pode ajudar algumas cargas de trabalho de banco de dados em torno de ~ 140% +



Confira !!



Alguns dias atrás, escrevi sobre uma grande melhoria no desempenho de gravação do caminho de código de E / S direta do EXT4, mas essa não é a única otimização de DIO que vem para o Kernel Linux 5.6. Graças à IBM, outro grande impulso do EXT4 DIO pode ser encontrado para as cargas de trabalho de banco de dados.

Outro trabalho de desenvolvimento do EXT4 atualmente em sua fila antes do ciclo Linux 5.6 está ajudando a escalabilidade do bloqueio do inode para cargas de trabalho de leitura / gravação mistas de E / S direta. O problema foi apontado por um engenheiro da Alibaba no último verão, em uma regressão significativa do desempenho com o desempenho DIO do EXT4 em cenários mistos de leitura / gravação. O engenheiro do Alibaba dividiu o problema em um commit do kernel da linha principal a partir de 2016, quando o desempenho piorou. O problema foi bastante perceptível com uma unidade de estado sólido no Intel P3600 NVMe.

O problema foi finalmente resolvido por um engenheiro da IBM na correção da sequência inode_lock para resolver esses problemas de escalabilidade. O resultado final? De acordo com Ritesh Harjani, da IBM, " Portanto, esse conjunto de patches ajuda a obter boa escalabilidade na carga de trabalho mencionada. Além disso, fornece até ~ 140% de melhoria de desempenho em 24 threads de carga de trabalho mista [gravação aleatória de leitura] com tamanho de burst 4K. A diferença de desempenho pode ser uniforme maior com dispositivos de armazenamento de alta velocidade, pois as velocidades da [largura de banda] sem o patch parecem achatadas devido a um problema de contenção de trava no caso de vários threads " .


Esse aprimoramento é apenas para o caminho do código de E / S direta do EXT4 e, novamente, é para leituras / gravações mistas, como cargas de trabalho de banco de dados com sistemas multinúcleo maiores, para beneficiar ao máximo. Procure essa melhoria (e, finalmente, uma correção de regressão para o problema do Alibaba aponta para uma confirmação a partir de setembro de 2016) deve ser encontrada no próximo Kernel Linux 5.6.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário