FERRAMENTAS LINUX: O Driver Adreno Vulkan de código-fonte aberto TURNIP adiciona o suporte ao A618, renderização de sysmem

sábado, 15 de fevereiro de 2020

O Driver Adreno Vulkan de código-fonte aberto TURNIP adiciona o suporte ao A618, renderização de sysmem






Confira !!

Enquanto os drivers Vulkan de código aberto Intel "ANV" e Radeon "RADV" Vulkan são bastante comentados, um dos drivers Vulkan menos conhecidos dentro do Mesa é o Nabo, mas vem ganhando força recentemente.

O nabo é o driver Vulkan de código-fonte aberto para o hardware gráfico Qualcomm Adreno e basicamente cai no guarda-chuva do Freedreno . Com o Freedreno Gallium3D for OpenGL em muito boa forma, finalmente estamos vendo mais atividades no Turnip, tanto pelos engenheiros do Google quanto pelos desenvolvedores da comunidade.

O suporte ao Adreno 618 foi adicionado esta semana com base no suporte do Freedreno Gallium3D, necessitando apenas da ID da GPU e de alguns valores mágicos. O Adreno 618 é encontrado nos SoCs da série Snapdragon 730.

Um item maior trabalhado é adicionar suporte de renderização de sysmem ao Turnip Vulkan, semelhante ao código de renderização de sysmem no driver Gallium3D. A motivação imediata para esse código é usá-lo em lojas lineares não alinhadas com mipmap para solucionar um problema levantado pelos testes dEQP com o Adreno 640. Mas avançar o suporte de renderização do sysmem pode ajudar a melhorar o desempenho e também é necessário para exibir o mosaico. suporte, sombreadores de geometria e outros recursos avançados de renderização. Detalhes por meio dessa solicitação de mesclagem agora aceita .

Será interessante ver o que mais acontece com esse driver Adreno Vulkan de código aberto antes do lançamento do Mesa 20.1 no próximo trimestre.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário