FERRAMENTAS LINUX: O driver VC4 DRM é corrigido para suporte ao BCM2711 / Raspberry Pi 4

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O driver VC4 DRM é corrigido para suporte ao BCM2711 / Raspberry Pi 4




Confira !!



Enquanto o kernel Linux 5.5 alcançou a ativação do Broadcom BCM2711 SoC e do Raspberry Pi 4 , uma das pontas soltas foi a obtenção do driver DRM "VC4" de código aberto para o hardware de exibição deste mais recente Raspberry Pi. Agora, os patches estão pendentes para que o VC4 DRM forneça esse suporte de exibição e possa vê-lo potencialmente incorporado ao Linux 5.7.

A Maxime Ripard enviou hoje o grande conjunto de 89 patches para apoiar o pipeline de exibição encontrado no Broadcom BCM2711, o SoC usado pelo Raspberry Pi 4 lançado no ano passado.

São necessários muitos patches no driver do VC4 Direct Rendering Manager, devido ao fato de o Broadcom SoC agora ter um segundo controlador HDMI e várias outras alterações, causando grande perda de código como resultado. Com esses patches que adicionam cerca de três mil linhas de novo código de driver e retrabalham outras mil linhas, basta que o suporte ao monitor Raspberry Pi 4 / BCM2711 funcione via HDMI, mas ainda não em outras saídas. Outra limitação são as saídas HDMI duplas que ainda não estão sendo suportadas.


Atualmente, esses patches podem ser encontrados no dri-devel . Se eles forem revisados ​​e considerados em boas condições nas próximas duas semanas, é possível ver o trabalho no DRM-Next para fazer a janela de fusão do Linux 5.7 em cerca de um mês.



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário