FERRAMENTAS LINUX: O estado atual do suporte ao AMD Zen Coreboot: basicamente limitado aos Chromebooks

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O estado atual do suporte ao AMD Zen Coreboot: basicamente limitado aos Chromebooks



Confira !!



O desenvolvedor de firmware Michał Żygowski, da empresa de consultoria incorporada 3mdeb, forneceu uma visão geral conveniente sobre o estado atual do suporte ao AMD Coreboot para inicializar com esta alternativa de código aberto ao BIOS proprietário convencional.

Como a maioria dos leitores Phoronix deve saber, no momento o suporte ao Coreboot para plataformas AMD se resume a hardware de várias gerações ou se falar sobre hardware da era Zen é limitado aos Chromebooks do Google. O único suporte que a AMD tem fornecido ao Coreboot nos últimos tempos gira em torno de suas APUs começando a aparecer nos Chromebooks e no Google exigindo suporte ao Coreboot, entre outros requisitos de engenharia.

Esse atual suporte focado no Chromebook é muito diferente de quando, há quase uma década, eles ofereceram suporte AGESA de código aberto e acabaram permitindo um suporte decente de código aberto Coreboot em várias placas-mãe de desktop e servidor. Michael caracterizou as possibilidades atuais do Coreboot Zen como "o suporte da família 17h (Ryzen / Zen) é pouco provável para outros produtos que não sejam os Chromebooks no coreboot ".

Seu deck de slides pode ser encontrado aqui no FOSDEM 2020, juntamente com a gravação da sessão WebM / VP9 de Bruxelas.

Não foi mencionada a possibilidade de a AMD voltar ao suporte AGESA / Coreboot de código abertocomo mencionei, a AMD estava explorando em agosto passado na época do lançamento do EPYC "Rome". No entanto, não ouvi nenhuma atualização da AMD desde então, se isso ainda está sendo realizado ou seu estado / planos atuais. Certamente, esperamos que a AMD tenha um melhor suporte ao Coreboot esteja em seu roteiro para 2020 - afinal, a AMD havia contratado desenvolvedores do Coreboot no final de 2019, mas ainda não se sabe se o foco era apenas para os Chromebooks AMD ou não.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário