Confira !!
Um conjunto de correções do kernel no driver gráfico da Intel ajuda a melhorar o consumo de energia da GPU na extensão do Chrome OS, com cerca de 45 minutos de duração extra da bateria e vários por cento sob o gosto do Ubuntu Linux.
No final de 2018, a Intel estava analisando outra otimização de energia do driver gráfico com o trabalho liderado por Ankit Navik, da equipe de código aberto da Intel. É essa série de patches que quase dois anos depois continua a ser aprimorada para prolongar a vida útil da bateria dos laptops Intel baseados em Linux.
Navik publicou a sétima revisão desses patches na segunda-feira para controle de UE / fatia / sub-fatia independente do contexto.Em uma plataforma Geminilake executando o Chrome OS, ele descobriu que a duração da bateria melhorava em cerca de 45 minutos com ~ 14% de benefício de energia ao assistir ao conteúdo do YouTube ou ao participar de demos do WebGL. Ao jogar com o Unity 3D, o benefício de desempenho ainda era respeitável 6%.
Ou como o Ubuntu, com vários testes gráficos, ele estava na faixa de 2 a 5%, no entanto, ele não havia feito nenhum teste de YouTube / vídeo nessa frente. Mas para encurtar a história, esses patches no mínimo podem melhorar a vida da bateria do laptop Intel Linux em vários por cento.
Veja como as economias são alcançadas:
O código de configuração atual da GPU para o i915 não permite alterar dinamicamente a configuração UE / Fatia / Subfatia. É feito apenas uma vez enquanto o contexto é criado.
Enquanto um aplicativo gráfico específico estiver em execução, se examinarmos as solicitações de comando do espaço do usuário, observamos que a densidade de comandos não é consistente. Isso significa que há escopo para alterar a configuração gráfica dinamicamente, mesmo enquanto o contexto está sendo executado ativamente. Esta série de patches propõe a solução para encontrar a carga pendente ativa para todo o contexto ativo em um determinado momento e, com base nisso, executar dinamicamente a configuração gráfica de cada contexto.
Os patches vêm com pouco mais de 200 linhas de código. Já é tarde demais para vê-lo na próxima janela de mesclagem do Linux 5.7 com o corte DRM-Next já disponível, mas esperamos ver essas otimizações de economia de energia da Intel prontas para o Kernel Linux 5.8 neste verão.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário