quarta-feira, 18 de março de 2020
É 2020 - A Oracle adiciona o sistema Meson Build ao Solaris
Confira !!
A Oracle continua lançando novas atualizações para o Solaris 11.4, mas ainda não há sinais públicos de vida após a v11.4. Já está disponível o Oracle Solaris 11.4 SRU19 com uma adição interessante.
Como de costume nas Solaris 11.4 SRUs, são principalmente atualizações de versão estáveis para pacotes incluídos e outras atualizações de pacotes decorrentes de problemas de segurança. Com o Solaris 11.4 SRU19, isso significa Cython 0.29.14, MySQLClient 1.4.5, Git 2.19.3, Python 3.7.5, PHP 7.3.14, Firefox 68.5 ESR e outras atualizações mundanas.
Existem alguns novos pacotes Python adicionados ao sistema operacional com SRU19, mas nada muito emocionante. A principal adição para SRU19 é sem dúvida a introdução de um pacote Meson.
O sistema de compilação Meson existe há mais de meia década e, nos últimos anos, foi amplamente adotada a adoção do GNOME, componentes importantes do FreeDesktop.org como o X.Org e o Mesa também começaram a confiar no Meson e inúmeros outros projetos de código aberto em movimento para isso também. Agora, finalmente, em 2020, o Meson é oferecido oficialmente pelo Oracle Solaris 11.4 SRU19.
Por outro lado, a maioria dos usuários corporativos do Solaris não o utiliza para softwares de ponta, mas para implantações de software estáveis herdadas, portanto, o grande atraso não é muito surpreendente. Com tantos projetos upstream migrando para Meson como seu sistema de construção preferido, era inevitável que, eventualmente, ele fosse adotado pelo Solaris. Upstream o Meson suportou o Solaris / Illumos ao lado de seu suporte para Linux e outras plataformas semelhantes ao Unix, Apple macOS e Windows. O excelente suporte multiplataforma é um dos muitos pontos de venda da Meson.
Mais detalhes sobre o Oracle Solaris 11.4 SRU19 através do blog Oracle Solaris
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Notícia,
Oracle
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário