sexta-feira, 13 de março de 2020
A melhoria no Linux CFS vem para ajudar na disseminação mais rápida da utilização da CPU
Confira !!
Uma melhoria bastante simples no código de balanceamento de carga do agendador Linux CFS parece ter benefícios mensuráveis, ajudando a espalhar mais rapidamente a utilização da tarefa pelo sistema.
Vincent Guittot, de Linaro, percebeu uma otimização bastante simples, mas impactante, no código agendador do kernel. Ao executar o balanceamento de carga do CFS, até agora não estava verificando se há tarefas pendentes a serem executadas, caso contrário, o equilíbrio de carga falhará e atrasará ainda mais a possível propagação da carga do sistema.
Com uma verificação simples para verificar se há pelo menos duas tarefas em execução no núcleo da CPU ao tentar obter utilização, Vincent descobriu resultados promissores. Com o benchmark sysbench, ao aplicar o patch, ele descobriu que o tempo máximo por solicitação caiu pela metade. O resultado médio não mudou muito (uma fração de milissegundo), mas o máximo médio de desempenho por solicitação caiu de 21ms para 10ms e os tempos de pior caso caíram de 41ms para 21ms.
O patch está na lista de discussão do kernel por enquanto e, com sorte, chegará ao Kernel Linux 5.7.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Liux,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário