sexta-feira, 6 de março de 2020
A Red Hat leva o DNF 5 ao desenvolvimento para melhorar o Gerenciador de Pacotes
Confira !!
O sucessor do Yum o DNF nas distribuições do Fedora e Red Hat Linux (entre outras distribuições selecionadas do RPM) logo está embarcando em sua quinta maior iteração.
Os desenvolvedores da Red Hat estão começando a trabalhar no DNF 5 como a próxima versão principal desta solução de gerenciamento de pacotes RPM. O DNF 5 está sendo desenvolvido agora para permitir a quebra da API / ABI, principalmente ao se afastar do PackageKit e, em seu lugar, desenvolver um novo serviço DBus para fornecer uma interface para aplicativos de gerenciamento de pacotes baseados em GUI.
Com o DNF 5, grande parte do trabalho pesado também está sendo transferido da base de código Python do DNF para a biblioteca libdnf baseada em C ++. A API Python da Hawkey também está sendo substituída por uma API Python baseada em libdnf como parte desta versão planejada.
Para usuários finais, o aspecto importante é manter a compatibilidade no nível da linha de comando e na experiência do usuário. O DNF 5 é uma grande empresa, mas eles esperam que, no início de 2021, o DNF 5 esteja pronto para substituir o DNF 4. A primeira versão do DNF 5 seria o Fedora 34 na primavera de 2021, mas um repositório Copr é esperado para o DNF 5 no Fedora 33. .
Mais detalhes sobre o planejamento DNF 5 via a lista de discussão Fedora .
Fonte
Até a próxiam !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
linus devops,
linux linux distros,
Notícia,
Red Hat
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário