FERRAMENTAS LINUX: O suporte à zona de memória confiável da AMDGPU poderá em breve ser ativado por padrão

sexta-feira, 6 de março de 2020

O suporte à zona de memória confiável da AMDGPU poderá em breve ser ativado por padrão



Confira !!




Voltando a setembro passado, o trabalho do driver AMDGPU do kernel do Linux foi feito para ativar o suporte à vRAM criptografada com a funcionalidade "Trusted Memory Zone" . Agora, parece que uma versão do kernel em um futuro não muito distante pode ser habilitada para esse suporte por padrão.

A funcionalidade AMD Radeon Trusted Memory Zone visa proteger o conteúdo de páginas selecionadas de serem lidas pela CPU ou outros clientes que não são de GPU e impedir que gravações aconteçam em páginas protegidas por TMZ. Com a implementação do Linux, o suporte à Trusted Memory Zone permitirá um novo sinalizador "criptografado" do espaço do usuário por meio da interface de gerenciamento de memória GEM para alocar memória que deve ser protegida pelo hardware. Isso não é ativado por padrão, provavelmente devido à sobrecarga adicional envolvida e por não ser muito útil, além de ser necessário criptografar bits selecionados da memória de vídeo.

As intenções da AMD em oferecer esse suporte à Radeon TMZ não eram claras, mas não seria surpreendente se deriva do crescente potencial do AMD Chromebook, onde também vimos suporte a HDCP e outros recursos de proteção / privacidade sendo trabalhados por sua pilha de gráficos Linux casos de uso comercial.

Um novo patch divulgado na quarta-feira esclareceu que apenas as GPUs Raven, Renoir e Navi estão suportando o TMZ no Linux. Com esse patch, o suporte para GPUs capazes ainda está oculto por trás do amdgpu.tmz, mas foi exibido na lista de discussão que, após o lançamento de novos patches do buffer TMZ, ele pode estar pronto para ser ativado por padrão. No entanto, nenhum patch foi enviado propondo sua habilitação por padrão, mas parece que, com o trabalho de patch mais recente, ele deve pelo menos ser estável para as APUs Raven Ridge.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário