Confira !!
É fato que distros como Ubuntu, Linux Mint, Feodra, Debian, Red Hat, Manjaro entre outras recebem um maior destaque. E a distribuição openSUSE embora seja excelente raramente recebe atenção pela imprensa da área de Linux.
Acredito que um dos motivos para o openSUSE ser um tanto como desconhecido ocorra pelo fato das pessoas ão conhecerem essa distribuição Linux.
Por esse motivo, nesse pos,t apresento alguns motivos para você experimentar o openSUSE.
Yast2
O centro de controle Yast2 pode ser considerado como a parte mais especial do openSUSE, pois o Yast2 é um centro de controle completo que é capaz de configurar tudo em um ambiente Linux.
O Yast2 é padrão nas distribuições SUSE e openSUSE e ele contem muita opções de funcionalidades.
Existem atualmente 80 módulos diferentes do Yast2 que permitem a configuração de gerenciamento de software, contêineres, serviços, kernels, servidores, hardware e muito mais.
O Yast2 também ooferece uma TUI (Interface de usuário baseada em texto) em todos os seus módulos e ssim você pode executar o YaST2 a partir do seu sistema openSUSE no modo de linha de comando e ainda assim poder configurá-lo de maneira rápida e rápida. Você também pode usá-lo em seus servidores:
Exitem outros módulos que podem ser usados para o gerenciamento do sistema , a idéia é a de fornecer uma solução gráfica completa para gerenciar todos os aspectos do sistema de A a Z em uma distribuição Linux não parece existir em nenhum outro lugar além do SUSE / openSUSE.
openSUSE Tumbleweed
O openSUSE Tumbleweed é o ramo de Rolling Release do openSUSE , e assim como o Arch Linux e ioutras distros de Spin você pode obtê-lo assim que o software fica pronto no repositório.
Diferente de outras distribuições Linux, os pacotes obtidos no openSUSE Tumbleweed são testados, você não recebe as versões beta ou alfa, ou um software que você não sabe se ele está funcionando ou causando problema no sistema.
Isso acontece de tempos em tempos para os muitos pacotes difrentes, caso queira saber mais consulte o news.opensuse.org para saber mais sobre as últimas notícias sobre pacotes de kernel, GNOME, KDE e outros pacotes adicionados ao openSUSE Tumbleweed.
openQA
O openQA é um serviço de garantia que foi criado pelo SUSE e openSUSE, nele todas as versões do openSUSE (Leap e Tumbleweed) e muitos pacotes principais do openSUSE (GNOME, KDE, YaST2 ..) são testados nessa plataforma. Ele fornece um conjunto de funções e métodos de API a serem usados para testar pacotes e imagens ISO com testes e cenários automatizados. Após isso, os usuários podem testá-lo manualmente.
O problema do openQA é que não são apenas alguns scripts automatizados que fazem isso e aquilo e, em seguida, verificam a saída de vários comandos para ver se existem bugs ou problemas. o processo utiliza o openCV e outras bibliotecas para "ver" o que está acontecendo na tela, atingindo diferentes combinações de teclado, eele xecuta os cenários complicados de instalação / configuração e lê a tela para determinar o que está acontecendo.
O processo completo de teste é registrado e todos os arquivos de log são carregados automaticamente.
O código do openQA é gratuito e disponibilizado no GitHub
Zypper
O Zypper é um gerenciador de pacotes padrão para o SUSE/openSUSE, e como o dnf e o apt , o zypper pode lidar com qualquer tarefa comum de gerenciamento de pacotes, como instalar, remover e atualizar pacotes.
O Zypper possui muitos outros recursos que podem ser conferidos aqui.
OBS (openSUSE Build Service)
O openSUSE Build Srervice é uma plataforma on-line para a criação/distribuição de pacotes de software. no OBS os desenvolvedores empacotadores podem criar os pacotes facilmente usando a plataforma para diferentes distribuições Linux (não apenas o openSUSE!). Atualmente, ele suporta Debian, Ubuntu, Fedora, CentOS e muitas outras distribuições.
Pode-se procurar por qualquer pacote no software.opensuse.org, O Serviço de Compilação do openSUSE não se refere apenas à criação de pacotes, mas também a sistemas e imagens Linux. Ele pode ser usado para criar suas próprias distribuições baseadas no openSUSE, se você desejar, ou outras imagens de contêiner e colocar seu software nelas. Depois de terminar de criar suas imagens, você pode baixá-las e exportá-las para outros formatos.
O OBS consegue fazer isso graças ao seu software principal, o Kiwi, desenvolvido pela equipe do openSUSE / SUSE para criar imagens de qualquer sistema usando “receitas”. É uma ferramenta muito eficiente e está totalmente documentada em seu site oficial .
Btrfs e Snapper
O Btrfs é o sistema de arquivos padrão no openSUSE, ele é um sistema de arquivos copy-on-write. Uma de suas principais características é a capacidade de tirar "instantâneos" dos arquivos armazenados no seu disco rígido para poder restaurá-los mais tarde.
O Snapper é um módulo que está no YaST2, ele permite restaurar o sistema para qualquer estado que você deseja em qualquer histórico antes / depois das ações administrativa feitas. Como instalação / remoção de pacotes ou alterações de configurações.
Sem dúvida o openSUSE é uma ótima distribuição Linux, se você está satisfeito com a suadistro Linux não precisa alterar, mas se quiser esperimentar uma outra distro Linux moderna, experimente o openSUSE.
para conhecer mais sobre o openSUSE acesse o site oficial.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário