terça-feira, 24 de março de 2020
O Firefox está abandonando o suporte ao FTP
Confira !!
Atenção, usuários do Firefox que dependem do FTP: o navegador está eliminando o suporte a esse venerável protocolo.
Escrito pela primeira vez em 1971, o protocolo de transferência de arquivos é anterior ao TCP / IP, a pilha de protocolos subjacente à Internet moderna. Na sua forma original, o protocolo é inseguro. Por exemplo, ele transmite credenciais de logon em texto sem formatação. Em 1999, a IETF publicou um rascunho da RFC listando suas várias deficiências. Isso incluía tudo, desde problemas na maneira como respondia a tentativas inválidas de login até a incapacidade de segmentar permissões de arquivo ao usar FTP anônimo (que não requer credenciais de usuário).
Agora, a Mozilla planeja desativar o FTP por padrão na versão 77 do Firefox, que será lançada em junho deste ano . Os usuários poderão ativá-lo novamente temporariamente, para que possam continuar usando o FTP a partir do navegador. O Firefox Extended Support Release (ESR) continuará com o FTP ativado por padrão no ESR versão 78 .
A verdadeira crise acontecerá no início do próximo ano, quando Michal Novotny, consultor de software da Mozilla, disse que a Fundação removerá completamente o código FTP do navegador. Ele adicionou:
Estamos fazendo isso por razões de segurança. O FTP é um protocolo não seguro e não há motivos para preferir o HTTPS para o download de recursos.
Além disso, uma parte do código FTP é muito antiga, insegura e difícil de manter, e encontramos muitos bugs de segurança no passado.
Existem versões mais seguras do FTP disponíveis. O SSH FTP usa o protocolo de shell seguro para sessões FTP, que é criptografado. FTP sobre TLS (FTPS) executa o protocolo sobre SSL / TLS. No entanto, a Mozilla parece desinteressada em apoiá-los.
Seus motivos podem ser os mesmos do Google, que também está desativando o FTP no Chrome. Em um relatório de status sobre seu suporte ao FTP, o Google disse que tão poucas pessoas usam o FTP no navegador que não vale a pena o esforço para melhorar o cliente.
O Google anunciou a sua intenção de remover o protocolo do navegador em agosto de 2019. De acordo com o relatório de status, já havia desativado a capacidade de renderizar recursos de FTP de nível superior diretamente no Chrome. Isso significa que você não pode clicar em uma imagem em um diretório FTP e fazê-la aparecer no Chrome. Em vez disso, ele faz o download da imagem.
O gigante da publicidade definiu um sinalizador para controlar o suporte ao FTP na versão 80, deixando-o ativado por padrão. A versão 81 verá que o sinalizador está desativado por padrão e, em seguida, a versão 82 eliminará completamente o código FTP.
O que você deve fazer se não estiver disposto a abandonar o FTP? Uma opção é usar um cliente FTP dedicado, como o programa FileZilla, Google gratuito , que também suporta SFTP.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Firefox,
Google,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário