domingo, 22 de março de 2020
O Kernel Linux 5.7 está adicionando uma infraestrutura para obter um melhor suporte de tela sensível ao toque pronto para uso
Confira !!
O Kernel Linux 5.7 está vendo alguma infraestrutura funcionar para fornecer um melhor suporte pronto para uso para algumas telas sensíveis ao toque no Linux.
No caso de algumas telas sensíveis ao toque, a falta de suporte imediato não é por falta de um driver Linux, mas por não ter o firmware necessário no lugar, que é necessário para o driver. Infelizmente, alguns fornecedores de hardware de tela sensível ao toque não concordaram em permitir que seus binários de firmware fossem redistribuídos como parte do linux-firmware.git , a fonte centralizada dos arquivos de microcódigo / firmware do dispositivo Linux. Isso, por sua vez, é uma decepção por permitir um bom suporte Linux pronto para uso, pois os usuários não estão cientes das etapas extras necessárias para deixar a tela sensível ao toque funcionando ou apenas deixando que ela não funcione no Linux.
Hans de Goede da Red Hat, responsável por muitas melhorias de hardware de desktop Linux ao longo dos anos, fez uma melhoria nessa área que será lançada no próximo ciclo do kernel. Algumas telas sensíveis ao toque mais recentes têm o código do driver como parte do código EFI do tablet e, dentro dele, uma cópia do firmware da tela sensível ao toque necessário. Hans de Goede fez as melhorias na plataforma x86 para poder usar o código de firmware incorporado da EFI para extrair esses arquivos de firmware. Por sua vez, isso permite suporte pronto para uso em algumas telas sensíveis ao toque e sem se preocupar com os direitos de redistribuição de firmware, já que ele está sendo extraído no sistema local da EFI.
A infraestruturu para essas informações de firmware incorporadas da EFI suporta touchscreen_dmi como parte do driver-core-next.
Um dos benfeitores iniciais deste trabalho é o tablet Chuwi Vi8 Plus com controlador de tela sensível ao toque Chipone, onde possui o firmware necessário para a tela sensível ao toque como parte do firmware da EFI.
Fonte
Até a próxima !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário