Confira !!
Doom Eternal foi lançado esta semana pela id Software como seu primeiro jogo no topo do mecanismo id 7 da Vulkan. Embora seja outro jogo de software id que não vê uma porta Linux nativa, com alguns ajustes, o jogo pode ser executado no Steam Play / Proton. E agora o driver RADV Vulkan da Mesa conseguiu uma correção para as GPUs AMD GCN 1.0 / 1.1 da era com uma correção que permitia às placas gráficas mais antigas lidar com este último título do Doom.
Atualmente, o DOOM Eternal tem uma classificação de bronze no ProtonDB.com, com 83 relatórios. Com o uso de PROTON_NO_ESYNC e alguns outros ajustes e, potencialmente, uma construção Proton não padrão por enquanto, o DOOM Eternal pode ser executado no Linux. Os resultados do desempenho parecem misturados conforme relatado pelos usuários nesta fase.
O Id Tech 7 é um mecanismo exclusivo da Vulkan, com a id Software abandonando o renderizador OpenGL. No lado da Radeon, o RADV usando o back-end padrão AMDGPU LLVM é necessário, com o back-end ACO ainda não funcionando para este jogo. Mas suspeitamos que em um futuro próximo, a ACO estará trabalhando muito bem com o DOOM Eternal. Ou também parece que o AMDGPU-PRO também está funcionando para este jogo.
Mas, ao usar o driver RADV, se você experimentar o GFX6 / GC7 (GPUs da era GCN 1.0 / 1.1 como a série Radeon HD 7000), o jogo travará na inicialização. Hoje,
Uma correção foi mesclada ao Mesa 20.1-devel e também na fila de espera para retroceder para a série Mesa 19.3 / 20.0 para o GFX6 / GFX7. Essa correção é simplesmente expor a extensão VK_KHR_8bit_storage.
Quando o suporte ao DOOM Eternal amadurecer ainda mais com o Steam Play / Proton e o estado RADV + ACO, vou trabalhar em alguns benchmarks deste jogo.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário