Confira !!
Para os gráficos Intel "Gen9" muito comuns encontrados em praticamente todos os hardwares pré-Icelake atuais disponíveis nos canais de varejo, o suporte a monitores de alto alcance dinâmico (HDR) poderá em breve ser ativado no Linux para um subconjunto de dispositivos.
O desenvolvedor da Intel, Vipin Anand, enviou na sexta-feira as últimas correções para o driver do kernel do Intel i915 Linux DRM para habilitar o suporte ao monitor HDR.
Este suporte HDR depende dos gráficos Gen9 estarem em uma placa-mãe com um LSPCON ASIC suportado. O chip "Level Shifter and Protocol Converter" encontrado integrado em várias placas-mãe / laptops pode permitir sinalização HDR através de HDMI, mas até agora não é suportado no Linux.
Esse suporte de exibição Intel Gen9 HDR para Linux depende do chip LSPCON ser fabricado pela Megachips America (MCA). Algumas placas-mãe usam um controlador Parade Technologies LSPCON que não é suportado por esses patches HDR. A CPU Intel com gráficos Gen9 também precisa ser Kabylake ou mais recente.
É muito tarde para ver esses patches Gen9 HDR para o kernel Linux 5.7, mas esperamos que esses patches sejam assinados para enfileiramento no Linux 5.8 no final deste verão. Esse suporte para vídeo Intel HDR está disponível no driver do Windows 10 desde que o Kabylake era um novo hardware, mas infelizmente demorou um pouco no Linux, além do fato de o suporte ao HDR no Linux geralmente ficar anos atrás do Windows em todos os fornecedores / drivers de hardware e não muito. Software de desktop Linux, mas ainda com recursos de HDR.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário