FERRAMENTAS LINUX: O driver de laptop AMD Sensor Fusion Hub é considerado improvável de pousar no Kernel Linux 5.7

domingo, 29 de março de 2020

O driver de laptop AMD Sensor Fusion Hub é considerado improvável de pousar no Kernel Linux 5.7





Confira !!



Enquanto esperávamos ver o driver AMD Sensor Fusion Hub introduzido no Linux 5.7 para melhorar a experiência do laptop AMD Ryzen Linux, isso agora parece bastante improvável.

Esse driver é procurado pelos clientes de laptops AMD Linux desde 2018 por oferecer suporte ao acelerômetro, sensores giroscópicos e outras funcionalidades dos laptops modernos da AMD, semelhantes ao Intel Sensor Hub. Patches para o driver AMD Sensor Fusion Hub (AMD-SFH) para Linux foram publicados em janeiro e passaram por algumas rodadas de revisão.

Depois de passar por algumas rodadas de revisão, esperamos vê-lo no Kernel Linux 5.7, especialmente com os novos laptops AMD Renoir começando a ser lançados em um futuro próximo. Infelizmente, no entanto, o Kernel Linux 5.7 parece fora do escopo para o desembarque do AMD-SFH.

O lançamento do Kernel Linux 5.6 está potencialmente acontecendo ainda hoje e, por sua vez, abre a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.7, que dura duas semanas, mas o driver AMD-SFH ainda precisa ser puxado para a ramificação "-next" do subsistema IIO. Mas mais premente é que novos problemas com o código foram levantados.

Na sexta-feira, Andy Shevchenko, desenvolvedor de kernel de longo prazo, analisou o driver e encontrou uma série de falhas no código. O engenheiro da Intel resumiu isso como " TL, DR; requer um pouco de trabalho " .

Do cabeçalho ausente, o código aparentemente bizarro ao código "completamente inútil", que questiona o quanto foi testado, é improvável que o driver veja a linha principal em seu Forma Atual. Os comentários da revisão do código podem ser encontrados nesta postagem da lista de discussão .

Dadas as mudanças / limpezas necessárias, parece quase certamente fora do escopo vê-lo potencialmente na iminente janela de mesclagem do Kernel Linux 5.7. Isso o levaria ao Kernel Linux 5.8, pelo menos - sua janela de mesclagem deve ser em junho e deve ser lançada em agosto. Pelo menos se o AMD-SFH entrar no Kernel Linux 5.8, esse deve ser o kernel usado por pessoas como o Ubuntu 20.10 neste verão.

Para aqueles que se perguntam sobre o estado atual do suporte a laptops AMD Ryzen no Linux, pretendo comprar um laptop da série AMD Ryzen 4000 para testes em Linux assim que encontrar um modelo interessante disponível a um preço razoável. Esses laptops devem começar a aparecer nas próximas semanas e, dados os sucessos que tive com o AMD Zen 2 em desktops e servidores, realmente ansiosos para ver o desempenho da série Ryzen 4000, embora desapontados em casos como esse. suporte tardio ao AMD-SFH no lado Linux


Fonte

Até a próxima  !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário