quarta-feira, 18 de março de 2020
O Vulkan-Ray-Tracing chega com a nova extensão do Khronos
Confira !!
Embora a Vulkan tenha a extensão de traçado de raios da NVIDIA ( VK_NV_ray_tracing ), sair hoje é a primeira extensão de traçado de raios formal da Vulkan para adoção de diferentes fornecedores / drivers.
Ontem, o Grupo Khronos está divulgando sua extensão oficial Vulkan Ray-Tracing (VK_KHR_ray_tracing) de forma provisória. Esta extensão oficial é baseada na extensão NVIDIA Vulkan e, de fato, a NVIDIA suporta esta nova extensão e estará lançando drivers beta hoje para suportar essa nova extensão. No lado do desenvolvedor, deve ser uma transição bastante trivial da antiga extensão NVIDIA para esta nova especificação provisória da Khronos com apenas algumas pequenas alterações no código.
Essa nova extensão foi projetada para ser independente de hardware, de modo que, quando a AMD apresentar o Navi 2 com rastreamento de raios de hardware, como é esperado que ocorra no final deste ano, eles também possam conectar-se ao VK_KHR_ray_tracing. Além de ser projetada para núcleos dedicados de rastreamento de raios, esta extensão Vulkan foi projetada com as possibilidades de fallback em mente para o rastreamento de raios baseado em computação de GPU, embora não pareça que nenhum dos principais fornecedores suporte isso com seus drivers no momento.
O Vulkan Ray-Tracing suporta os pipelines de rastreamento de raios como um novo pipeline gráfico ou consultas de raios, onde qualquer sombreador pode iniciar um raio a qualquer momento.
Além do grupo de trabalho da Vulkan que projetou essa extensão com base no trabalho da NVIDIA, ela também foi projetada com o DirectX Ray-Tracing (DXR) em mente e tentando torná-lo bastante portátil ao mover os shaders DXR HLSL para o Vulkan. De fato, a NVIDIA contribuiu para o compilador DXC de código aberto o suporte à geração de código SPIR-V em torno do rastreamento de raios. Os shaders de rastreamento de raio também podem ser feitos a partir de GLSL, se desejado.
O grupo de trabalho do Vulkan está procura do feedback dos desenvolvedores sobre essa nova extensão de rastreamento de raios antes de promovê-la fora da forma provisória, provavelmente no final deste ano.
No geral, esse é um marco emocionante e a NVIDIA hoje deve ser o primeiro fornecedor de drivers Linux para esta nova extensão de rastreamento de raios. Com a portabilidade em mente, passando do DirectX Ray-Tracing para o Vulkan Ray-Tracing, esperamos que isso permita que alguns jogos Linux em um futuro não muito distante tenham esse recurso por meio de portas nativas da Feral Interactive ou se o Steam Play / VKD3D acabar poder oferecer um caminho de tradução emparelhado com as adições do DXC.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Nnotícia,
Vulkan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário