Confira !!
O Facebook e a Intel têm trabalhado para habilitar os sistemas Xeon Scalable Open Compute Project com um FSP de código aberto.
Desde o final de 2018, venho relatando que a Intel trabalha no código aberto do FSP ( pacote de suporte de firmware ) e, embora demore brutalmente, parece que eles estão progredindo e colaborando com o Facebook no esforço como parte de seu projeto de computação aberta.
O Facebook / OCP anunciou nesta semana que, com o firmware Linux, eles foram capazes de inicializar um servidor equipado com um processador escalável Intel Xeon como um experimento.
"O Facebook e a Intel têm colaborado para desenvolver soluções de firmware baseadas em código aberto usando o FSP (Firmware Support Package) do Xeon Scalable Processor (Xeon-SP) para plataformas OCP. O projeto experimental de tais abordagens alternativas alcançou um marco importante em março de 2020, com a conclusão da Prova de Conceito. Desenvolvemos com sucesso uma abordagem alternativa de firmware do host para a plataforma OCP baseada em Xeon-SP. Essa abordagem alternativa de firmware de host está alinhada com a direção do OSF (Open System Firmware) do Open Compute Project (OCP) ", anunciaram no OpenCompute.org .
O Facebook se refere a isso como a abordagem do Open System Firmware (OSF). O OSF depende do Coreboot como sendo o mais fino possível, totalmente de código aberto (incluído no FSP) e fazendo uso do código Coreboot compartilhado entre plataformas.
Eles reconhecem que esse esforço conjunto do Facebook + Intel é um projeto plurianual e que o trabalho continuará trabalhando na integração da infraestrutura, avaliando o desempenho e encontrando lacunas na implementação do OSF.
Eles não comentam muito fora do contexto do Open Compute Project, mas pelo menos pelo que me disseram no passado, era para ser um FSP de código aberto sem ressalvas no OCP. Então, veremos o que acontecerá nos próximos meses para um processo de inicialização totalmente aberto e transparente no hardware Intel.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário