FERRAMENTAS LINUX: O Driver P-State da Intel se preparando para usar como padrão no modo passivo para mais sistemas

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O Driver P-State da Intel se preparando para usar como padrão no modo passivo para mais sistemas





Confira !!



Atualmente sendo testado antes do ciclo do kernel do Linux 5.8, há uma alteração, de modo que o driver de escalonamento de frequência da CPU Intel P-State começará a padronizar para o modo passivo para sistemas sem P-States gerenciados por hardware.

O modo passivo do P-State se tornará o padrão para mais sistemas no Linux 5.8 se essa alteração não for revertida. O modo passivo faz com que o P-State se comporte como um driver de dimensionamento CPUFreq convencional e alimenta todos os bits de configuração otimizados no CPUFreq, como todos os P-States disponíveis. Mais detalhes sobre a diferença de modo ativo versus passivo para o P-State através desta documentação atualizada .

O P-State de teste de mudança no modo passivo, por padrão, para sistemas não-HWP está atualmente sendo verificado pela ramificação do kernel do "bleeding edge" do subsistema de gerenciamento de energia.

Essa alteração faz parte da transição do Intel P-State para usar o governador Schedutil por padrão, para confiar nos dados de utilização do agendador do kernel para tomar melhores decisões de dimensionamento da frequência da CPU. Mas, como mostrado no teste inicial , o Schedutil ainda está geralmente com desempenho pior do que o regulador de desempenho, pelo menos nas CPUs testadas até o momento.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário