Confira !!
Além das alterações esperadas para o Linux 5.8, é aprimorado o suporte "DAX" ao acesso direto ao sistema de arquivos EXT4 e XFS.
O DAX é o meio de acesso direto aos arquivos suportados por memória persistente (como a memória persistente Intel Optane DC) sem precisar ser copiado pelo cache da página. Assim, o DAX ignora essa cópia extra para leituras / gravações no dispositivo de armazenamento e o mapeamento do dispositivo de armazenamento diretamente no espaço do usuário.
Nos últimos meses, houve correções para melhorar o DAX no XFS e EXT4 para permitir que ele funcione por arquivo / diretório, com a opção de montagem global do DAX sendo muito grossa para alguns casos de uso.
No início de maio, essas melhorias do DAX para XFS estavam na fila e dentro do código xfs-5.8-merge.
Além do código XFS de Ira Weiny, da Intel, o desenvolvedor de código aberto também tem trabalhado no suporte aprimorado a DAX para EXT4, para que também possa ser feito por arquivo / por nó. O suporte aprimorado ao EXT4 DAX está passando por algumas rodadas de revisão e, nesta manhã, o mantenedor do EXT4 Ted Ts'o fundiu o suporte aprimorado ao DAX no código de desenvolvimento EXT4 antes do iminente ciclo Linux 5.8.
A opção de montagem dax para EXT4 e XFS agora suporta a habilitação de "sempre", "nunca" ou "inode" para uma manipulação mais seletiva.
Mais detalhes sobre o tratamento refinado do acesso direto para EXT4 e XFS podem ser encontrados na documentação atualizada .
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário