sexta-feira, 22 de maio de 2020
O kernel Linux 5.8 está preparado para fazer uso da instrução TPAUSE com as novas CPUs Intel
Confira !1
O TPAUSE é a nova instrução suportada pela microarquitetura Tremont da Intel e além. O TPAUSE permite um estado otimizado que pode fornecer baixa latência de ativação em comparação com os mecanismos de atraso existentes. Com o Linux 5.8, o kernel começará a usar o TPAUSE onde for suportado.
A instrução de pausa temporizada já viu patches para ativar novas instruções como TPAUSE e UMONITOR / UMWAIT de volta para Linux 4.19. Mas agora na fila x86 / timers, antes do próximo ciclo Linux 5.8, estão as mudanças para que o kernel comece realmente a usar o TPAUSE para uma suspensão de execução mais eficiente em termos de energia. O TPAUSE suporta modos de baixa latência, mas com menos economia de energia ou outro estado, para maior economia de energia, mas com maior latência de ativação. Isso é configurável por meio de um MSR, enquanto o comportamento padrão é a maior economia de energia.
Com um patch definido para o próximo ciclo do Kernel Linux 5.8, é suportado um atraso de TPAUSE para o kernel, quando suportado.
Os Núcleos Tremont com a disponibilidade TPAUSE podem ser encontrados nos processadores Intel Atom "Snow Ridge" e nos próximos processadores Lakefield.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Intel,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário