FERRAMENTAS LINUX: O Linux Writecache terá um desempenho muito maior nos sistemas Intel Optane em breve

quarta-feira, 6 de maio de 2020

O Linux Writecache terá um desempenho muito maior nos sistemas Intel Optane em breve



Confira !!



O destino do Linux DM-Writecache, que permite o cache de write-back para armazenar em cache dados recém-gravados em um SSD ou memória persistente, com o Linux 5.8, obtém melhor desempenho do Intel Optane, como o armazenamento em plataformas mais recentes.

Mikulas Patocka, desenvolvedor da Red Hat, está trabalhando para melhorar o desempenho do dm-writecache na memória persistente baseada em DDR, a saber, produtos Intel Optane.

A otimização de desempenho agora na fila para o Linux 5.8 está usando o CLFLUSHOPT no dm-writecache, quando disponível. O CLFLUSHOPT é uma das extensões de memória persistente da Intel que permite a liberação otimizada de linhas de cache, suportando maior simultaneidade. A instrução CLFLUSHOPT é suportada em servidores Intel desde Skylake e na AMD desde Zen.

O destino dm-writecache agora verifica o suporte ao CLFLUSHOPT e o utiliza quando disponível, ajudando assim o desempenho no armazenamento do tipo Optane para esse cache de write-back. Em CPUs não suportadas, o comportamento existente é mantido.


Com um tamanho de bloco de 1k, o uso do CLFLUSHOPT no dm-writecache sobre o MOVNTI aumentou o desempenho de 642 para 688 MB / s, para tamanhos de bloco de 2k de 725MB / s para 1,1GB / s e para blocos de 4K de 744MB / s para 1.2GB / s.

O patch está na fila como parte das alterações do Mapeador de dispositivos que serão lançadas no ciclo do Kerel Linux 5.8 que começará no próximo mês.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário