FERRAMENTAS LINUX: Os Desenvolvedores da Canonical estão se preparando para mais melhorias do ZFS no Ubuntu 20.10

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Os Desenvolvedores da Canonical estão se preparando para mais melhorias do ZFS no Ubuntu 20.10





Confira !!



Enquanto o Ubuntu 20.04 LTS foi lançado há menos de duas semanas, a atenção da Canonical e da comunidade de desenvolvimento do Ubuntu já se voltou para o Ubuntu 20.10 como o Groovy Gorilla . Por ser o primeiro lançamento após a estreia no LTS, eles tendem a ser mais liberais nas mudanças, permitindo que haja bastante tempo para se estabilizar antes do próximo ciclo de Suporte a Longo Prazo. Na frente do ZFS, parece que poderíamos ter mudanças mais emocionantes.

O Ubuntu 19.10 adicionou o sistema de arquivos raiz experimental no ZFS (OpenZFS / ZFSOnLinux) ao instalador do Ubiquity para desktop como uma opção experimental. Para o Ubuntu 20.04 LTS, usar o ZFS como sistema de arquivos raiz continua a ser uma opção experimental, mas eles fizeram alguns refinamentos na interface do usuário do instalador, atualizaram o snapshot do ZoL e também mais melhorias no seu daemon Zsys, incluindo snapshots automatizados do ZFS nas transações do APT . Isso combinado com o suporte ao carregador de inicialização GRUB permite reverter facilmente para as versões anteriores do sistema, caso ocorram problemas graves de pacote. Notas da equipe de desktop

desta semanafaça parecer que o ZFS continuará sendo um grande foco para o Ubuntu 20.10. Didier Roche, da Canonical, observou que ele está envolvido em reuniões sobre o ZFS para o próximo ciclo. Jean Baptiste Lallement, também da Canonical, observou nesta semana que começou a analisar a criptografia ZFS e várias reuniões sobre "ZFS e desktop corporativo".

Será interessante ver o que vem com o suporte ao ZFS do Ubuntu nos próximos meses. Expor bem os recursos de criptografia do OpenZFS parece que isso poderia acontecer para oferecer suporte a instalações criptografadas do Ubuntu ZFS semelhantes à criptografia de disco completo atualmente no LVM. Será interessante ver o que mais acontece e se, nos próximos lançamentos, eles acabarem promovendo o Ubuntu rodando o ZFS.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário