FERRAMENTAS LINUX: O suporte da plataforma Intel Rocket Lake foi adicionado ao Mesa 20.2

domingo, 10 de maio de 2020

O suporte da plataforma Intel Rocket Lake foi adicionado ao Mesa 20.2



Confira !!




Na semana passada, os desenvolvedores de código aberto da Intel enviaram seus patches iniciais de driver do kernel para suporte gráfico ao Rocket Lake e agora o suporte à plataforma Rocket Lake foi mesclado para o Mesa 20.2 no lado do driver OpenGL / Vulkan.

Os patches do kernel afirmaram na semana passada que os processadores gráficos Rocket Lake de última geração ostentarão os gráficos Gen12 , como uma grande atualização dos gráficos Gen9 que existem há vários anos no lado de desktop desde Skylake. Embora o Rocket Lake ainda seja um chip de 14nm, o Gen12 por si só o torna emocionante para aqueles que utilizam gráficos da Intel. Gen12 é o mesmo que Tiger Lake e o hardware inicial Xe Graphics.

No lado do kernel, é provável que o suporte a gráficos do Rocket Lake seja mesclado neste verão para o Kernel Linux 5.8.

Aterrissar durante a noite no Mesa 20.2-devel foi o MR adicionando suporte à plataforma Rocket Lake para o driver Iris OpenGL e o driver ANV Vulkan através do código de dispositivo comum da Intel.

Esse Rocket Lake "RKL" adiciona IDs PCI GT1 de 0x4c8a, 0x4c8b, 0x4c90 e 0x4c9a. Há também uma parte RKL GT 0.5 com um ID de PCI de 0x4c8c. Ainda não foram adicionados IDs para nenhuma peça Rocket Lake GT2 ao Mesa.

Com o levantamento pesado da ativação do driver gráfico sendo realizado no espaço do kernel e o Mesa já tendo o suporte Gen12 da ativação do Tiger Lake, essa adição ao suporte da plataforma Rocket Lake é bastante trivial. Nesse estágio, pelo menos no lado de Mesa, o Rocket Lake está reutilizando todos os caminhos de código de gráficos Gen12 existentes.

Mesa 20.2 será o lançamento do recurso Q3'2020 e deve sair em agosto. Isso se correlaciona aproximadamente ao Kernel Linux 5.8, com a possibilidade de sua janela de mesclagem ser aberta no início de junho e deve estrear como estável também em agosto. Se esse suporte ao Rocket Lake for esquadrinhado para o Kernel Linux 5.8 + Mesa 20.2, deverá garantir um bom suporte pronto para o uso do Rocket Lake para as distribuições Linux do outono de 2020 como o Ubuntu 20.10 e o Fedora Workstation 33.

Há rumores de que o Rocket Lake como sucessor do Comet Lake será lançado no quarto trimestre. Nesse caso, o suporte ao driver Linux de código aberto deve estar pronto a tempo de garantir um suporte agradável no dia do lançamento.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário