sexta-feira, 8 de maio de 2020
Os Patches de reforço de software enviados para o driver CPPC CPUFreq (frequência Boost / Turbo)
Confira !!
Um novo conjunto de patches do kernel lançados hoje de manhã é para implementar o suporte ao aumento de software no driver ACPI CPPC CPUFreq.
O CPPC é o controle de desempenho do processador colaborativo e é a especificação da ACPI em torno do escalonamento / gerenciamento da frequência da CPU. O CPPC é popular entre os SoCs de braço, enquanto a AMD suporta o CPPC no Zen 2, embora seu driver personalizado ainda não tenha atingido o status principal.
Um engenheiro da Huawei enviou patches para adicionar suporte ao "software" para CPPC no driver CPUfreq do kernel do Linux.
A especificação da CPPC tem um bit de "mais alto desempenho" para indicar o mais alto desempenho possível em um determinado núcleo da CPU, e isso basicamente equivale à frequência turbo / boost que pode ou não funcionar bem, dependendo de todas as advertências usuais em torno de frequências turbo. É o bit de "desempenho nominal" para CPPC que é indicativo da freqüência de clock base / freqüência de todo o núcleo para operação contínua. Os patches da Huawei estão fazendo uso dele para determinar os valores de aumento de software quando não há uma tabela de frequências para o sistema. Se o valor mais alto de desempenho for maior que o desempenho nominal, o reforço estará disponível.
Os patches estão sob o sinalizador "solicitação de comentários" para conectar esse suporte, para que o driver possa tomar decisões mais informadas e otimizadas sobre a escala de frequência. A funcionalidade de aumento de software, porém, está atualmente desativada por padrão para o driver CPPC CPUfreq.
Esperamos que este trabalho e outras contribuições (de preferência com a AMD se envolvendo novamente em seu suporte ao CPPC Linux) ajudem a colocar esse driver CPUfreq em melhor forma no futuro.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Hardware,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário