FERRAMENTAS LINUX: A Oracle está trabalhando no "PKRAM" para memória que sobrevive após a inicialização em um novo kernel Kexec

sexta-feira, 8 de maio de 2020

A Oracle está trabalhando no "PKRAM" para memória que sobrevive após a inicialização em um novo kernel Kexec





Confira !



Anthony Yznaga, da Oracle, enviou uma proposta para "PKRAM" como um novo meio de preservar as páginas de memória do kernel atualmente em execução, para que possam ser restauradas após o lançamento de um novo kernel via kexec.

Um dos casos de uso mencionados para "Preserved over-Kexec RAM" é preservar a memória do convidado de máquinas virtuais nas botas kexec para dar suporte ao VMM Fast proposto pela Intel. O VMM Fast Restart, apresentado pela Intel no ano passado, usaria as reinicializações do Kexec para evitar o tempo de firmware do sistema, economia contínua do estado do convidado e reutilização de outros mapeamentos do kernel para economizar tempo.

Outro caso de uso apresentado pelo engenheiro da Oracle seria preservar caches de bloco para servidores de banco de dados armazenados na memória compartilhada através de reinicializações (baseadas em kexec).

uso para esta chamada do sistema que permite inicializar outro kernel a partir do kernel atualmente em execução. A execução baseada em Kexec é cada vez mais comum no espaço do servidor para evitar o tempo de inatividade do processo de inicialização / inicialização do BIOS / UEFI e outros tentando manter o tempo de inatividade do sistema em um mínimo absoluto.

Os 43 patches são baseados em trabalhos anteriores de 2013 para "PRAM" como um meio de armazenamento de memória persistente em kexec. Esse trabalho não foi mesclado, mas agora a Oracle está seguindo essa proposta da PKRAM.

Com esses patches de "solicitação de comentários", o PKRAM é conectado ao TMPFS como um exemplo para permitir que os arquivos TMPFS sejam preservados nos kernels do kexec-ed. Vamos ver aonde essa proposta de RAM preservada por Kexec leva.


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário