quinta-feira, 4 de junho de 2020
Driver de câmera do Intel Atom foi ressuscitado no Kernel Linux 5.8 - beneficia muitos dispositivos
Confira !1
As alterações no subsistema de mídia do Kernel Linux 5.8 restauram um driver descartado anteriormente para suportar as câmeras encontradas em várias gerações de dispositivos Intel Atom.
O driver "atomisp" é grande em mais de 168k linhas de código e é compatível com a câmera Intel ISP2 e os sensores MIPI em várias gerações de laptops / tablets / dispositivos 2 em 1 do tipo Intel Atom. Mas em 2018, o driver atomisp foi removido do kernel do Linux.
Além da Intel ter abandonado esses dispositivos de consumo Atom, ao remover esse driver do kernel Linux há dois anos, o comentário do desenvolvedor de código aberto da Intel foi: "O driver atomisp possui uma longa lista de itens de tarefas e pouco foi feito para resolvê-los recentemente, enquanto mais foram adicionados. O driver também não é funcional. Em outras palavras, o motorista não sairia da preparação no futuro próximo. Ao mesmo tempo, consome recursos do desenvolvedor para manter a base de código incorreta. Remova. "
Dois anos depois, Mauro Carvalho Chehab, que gerencia o subsistema de mídia Linux, decidiu restaurar esse driver e manutenção de controle devido à falta de suporte / interesse da Intel. Ele observou ao reverter a exclusão anterior das 168k + linhas de código", existem algum interesse em ter esse driver de volta, e provavelmente posso dedicar algum tempo para resolver o problema. Então, vamos ressuscitá-lo. "
Além de apenas adicionar o código de volta, Mauro vem trabalhando em várias melhorias no driver, para que ele funcione no moderno kernel Linux 5.8 e em outras melhorias nas quais o driver foi originalmente deixado em um estado frágil.
Mauro também observou na solicitação de recebimento referente a esse driver Atom ISP: " Ele deve funcionar com 4 gerações de câmeras em laptops, tablets e telefones celulares baseados em Atom. Portanto, parece que vale a pena investir tempo para limpar e instalar esse driver. boa forma. "Existem muitos dispositivos por aí que podem fazer uso desse driver restaurado.
A mídia atualizadaa para o Kerel Linux 5.8 foi mesclada da noite para o dia e incluem o Atom ISP mais um novo driver IP do decodificador de vídeo Rockchip, um driver do sensor de imagem ov2740 e novos controles V4L2 para identificar a orientação da câmera e a rotação do sensor das câmeras nos dispositivos. Devido, em grande parte, à restauração do driver atomisp, essa atração de mídia é enorme em + 260k linhas de código e -106k linhas de código.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devps,
Multimidia,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário