quarta-feira, 10 de junho de 2020
O 3D de código aberto / computação está finalmente se materializando para as GPUs NVIDIA Volta / Turing
Confira !!
O driver do kernel Nouveau de código aberto suporta GPUs Volta há algum tempo e, desde o Kernel Linux 5.6, também oferece suporte à inicialização de código aberto das GPUs Turing para aceleração de hardware. Mas falta a Volta e Turing o suporte do lado da mesa para ativar a funcionalidade 3D (OpenGL) e computação (OpenCL) nessas GPUs mais recentes. Isso está finalmente mudando com os patches pendentes do Mesa.
Ben Skeggs, da Nouveau, da Red Hat, abriu um pedido de fusão na segunda-feira para adicionar o suporte de Volta e Turing ao driver Nouveau NVC0 Gallium3D. Até agora, o suporte do Mesa não foi além do Pascal, com esses patches que provavelmente serão mesclados, Volta e Turing podem começar a ver o suporte ao OpenGL e OpenCL ao executar em um kernel Linux recente - e emparelhado com o binário assinado da NVIDIA - apenas imagens de microcódigo necessárias para aceleração de hardware.
Mas, além da bagunça de microcódigo, ainda existe a limitação número um para o Nouveau, que está presente desde a série GTX 900 "Maxwell" e permanece com Volta / Turing: não há suporte para re-clocking para poder trabalhar além da inicialização inicial e muito baixa frequências do relógio. Até que esse problema seja resolvido - que é amplamente bloqueado pela necessidade de acesso ao firmware da PMU para gerenciamento térmico adequado antes de aumentar as frequências do relógio para as velocidades nominais - o driver do Nouveau é incrivelmente lento. Isso basicamente torna o Nouveau ainda inutilizável para as gerações recentes de placas gráficas NVIDIA neste driver Linux de código aberto. A falta de um driver Nouveau Vulkan também o torna impraticável para os jogadores do Linux.
Esse suporte a Volta e Turing no Mesa exigiu alterações no código NVC0 Gallium3D e no processamento de representação intermediária NIR. Essa solicitação de mesclagem é o local em que o suporte está sendo preparado antes de ser mesclado para a linha principal mais do que provavelmente a tempo para o Mesa 20.2. Enquanto isso, ainda temos alguma esperança para o jogo de código aberto da NVIDIA em 2020, mas, por enquanto, esse suporte a Volta / Turing como Pascal e Maxwell é principalmente para aqueles que não se importam com um driver de código aberto que precise de microcódigo binário assinado e o mais urgente em termos de usabilidade seja o o baixo desempenho devido a estar vinculado a frequências de clock severamente prejudicadas.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Notícia,
Nouveau
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário