FERRAMENTAS LINUX: O Futex2 propõe o mais recente esforço para a otimização do kernel Linux que pode beneficiar os jogadores

domingo, 14 de junho de 2020

O Futex2 propõe o mais recente esforço para a otimização do kernel Linux que pode beneficiar os jogadores



Confira !!



No ano passado, a Valve, em cooperação com a empresa de consultoria Collabora, publicou seu trabalho sobre a extensão do pedido do sistema futex para uma sincronização mais otimizada do pool de encadeamentos, com um meio de aguardar em qualquer um dos vários futexes. Esse trabalho no nível do kernel combinado com o espaço do usuário corrigido para o Wine / Proton permite um melhor comportamento de correspondência no Windows. Faz meses desde que ouvimos algo sobre o esforço de futex da Valve, enquanto hoje foi publicada uma chamada para o sistema futex2 para discussão.

Os patches do futex publicados no ano passado podem ajudar na utilização da CPU para jogos Linux na implementação corrigida, levando a uma menor utilização da CPU do que uma abordagem baseada em eventfd atualmente empregada pelo Wine. Esse aprimoramento do kernel pode significar menor utilização da CPU e também evita a possibilidade de esgotar os descritores de arquivos disponíveis.

Enquanto esse trabalho original era sobre a extensão do futex, os novos patches lançados hoje pela Collabora estão introduzindo uma nova chamada do sistema futex2 ().

O Futex2 permite aguardar em qualquer um dos vários futexes e oferecer suporte melhor a outros recursos, em vez de tentar ajustá-los à chamada existente do sistema futex sem interromper a interface. Entre as possibilidades estão futexes de tamanho de bit variável e otimizações NUMA.

O "pedido de comentários" sobre os novos patches do futex2 pode ser encontrado através deste tópico .

Obviamente, o trabalho é tarde demais para vê-lo Kernel Linux 5.8, mas se as discussões forem bem, talvez veremos a implementação inicial no Kernel Linux 5.9 ainda este ano.


Fonte

Até a próima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário