FERRAMENTAS LINUX: O Google publica os patches para que o kernel Linux possa ser otimizado para o ClangLTO por Clang

quinta-feira, 25 de junho de 2020

O Google publica os patches para que o kernel Linux possa ser otimizado para o ClangLTO por Clang




Confira !!



Um engenheiro do Google publicou correções para revisão, para que o núcleo principal do Linux possa ser construído com o Link-Time Optimizations (LTO) pelo compilador de código LLVM Clang.

Anos atrás, os desenvolvedores da Intel enviaram patches para o suporte de LTO para o kernel Linux, mas Linus Torvalds não ficou convencido . Isso foi em 2014, ao tentar extrair mais desempenho do kernel do Linux. Os patches LTO para o kernel Linux são trazidos de vez em quando, mas, finalmente, ainda não há progresso material para mantê-lo atualizado.

As otimizações de tempo de link permitem otimizações mais amplas, graças à sua aplicação durante o processo de vinculação, em vez de apenas a otimização de arquivos de objetos individuais. O LTO é conhecido por ajudar na velocidade de execução graças à capacidade de capturar otimizações mais agressivas e também à reduzir o tamanho do código em uma quantidade mensurável.

Com essa nova série de patches, Sami Tolvanen do Google enviou patches de kernel LTO, mas desta vez para conectá-lo ao compilador LLVM Clang em vez de ao GCC.

Além do foco no desempenho do LTO, o outro motivo para o Google LTO usar o kernel é ativar o Clang Control-Flow Integrity (CFI) em conjunto com o LTO. O Google já usa o kernel do Linux habilitado para LTO + CFI para seus dispositivos Google Pixel há dois anos. Dado que essa ativação do Clang LTO + CFI já está sendo usada em escala em muitos dispositivos de produção do Google, isso aumenta as chances de vermos essa funcionalidade de LTO sendo mantida como provável até agora, já que problemas desagradáveis ​​já teriam sido resolvidos.

Esta série de patches pode ser encontrada na lista de discussão do Kernel  . Nenhum número de desempenho foi compartilhado para um kernel Linux do Clang LTO,
Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário