terça-feira, 2 de junho de 2020
O KDE Plasma 5.19 tem um melhor suporte ao Wayland, mas seu objetivo ainda não está completo
Confira !!
O envio de uma semana a partir de hoje é o KDE Plasma 5.19 e, entre muitas outras melhorias, também está aprimorando significativamente o suporte ao Wayland.
O desenvolvedor do KDE, Méven Car, escreveu um post de blog hoje descrevendo algumas das melhorias de Wayland encontradas no Plasma 5.19. Entre os trabalhos do Plasma 5.19 + Wayland estão:
- O recorte de subsuperfície é uma das grandes adições.
- Suporte ao Wayland Tablet Protocol para toque no tablet e pressão da caneta, entre recursos relacionados.
- O redimensionamento das janelas do XWayland agora é mais suave e semelhante ao da execução da sessão do X11. Mas o X.Org Server 1.21 é realmente necessário para a melhor experiência e ainda não há sinais desse lançamento no horizonte.
- A biblioteca do KWayland foi dividida em partes de cliente e servidor.
- O menu global de aplicativos do Plasma agora está trabalhando em Wayland.
- O gerenciador de tarefas do plasma agora pode apresentar várias janelas do mesmo programa e preservar a ordem de empilhamento.
- O KRunner está melhor posicionado.
- A exibição na tela do KScreen agora pode ser usada no Wayland.
- Várias correções de falhas do KWin resolvidas.
Mas Méven observou em sua postagem no blog "Nosso objetivo é, em parte, fazer com que o Plasma seja executado em Wayland por padrão, permitindo a perfeição de pixels, segurança real no servidor de exibição, melhor desempenho e melhor arquitetura geral. O caminho ainda é longo para alcançar a paridade de recursos com as veneráveis sessões baseadas em X. Portanto, precisamos de tantas pessoas para ajudar, seja para testar, invadir códigos ou reportar bugs. "
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
KDE,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário