FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.8 chega com o suporte a atrasos otimizados para a energia do Intel TPAUSE, correção TSC ao fazer overclock

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O Kernel Linux 5.8 chega com o suporte a atrasos otimizados para a energia do Intel TPAUSE, correção TSC ao fazer overclock



Confira !!



O TPAUSE é a nova instrução da Intel para oferecer suporte a estados leves de energia / desempenho otimizados e aprimorados de energia / desempenho para suspensão até que o contador de registro de data e hora (TSC) atinja o valor desejado. Esta nova instrução com a arquitetura Tremont da Intel agora será usada pelo Linux 5.8+ em CPUs suportadas para um estado de energia otimizado enquanto aguarda um evento de atraso.

Esta instrução de pausa temporizada (TPAUSE) foi descrita mais detalhadamente no mês passado para utilizá-la quando suportada por atrasos com maior consumo de energia. Esse código descrito agora foi enviado para Linux 5.8 como parte da atualização do x86 / timers.

Os sistemas Intel baseados em Tremont de baixa potência com as instruções TPAUSE incluem inicialmente os processadores móveis Lakefield e os servidores / processadores de rede Snow Ridge.

As alterações do x86 / timers têm esse suporte para atrasos de TPAUSE, além de um novo parâmetro de linha de comando tsc_early_khz = . O recurso tsc_early_khz pode ser usado quando o Linux está relatando uma frequência incorreta para processadores com overclock. Para sistemas que dependem do bit CPUID 16h para a folha de frequência de informações do processador, o valor incorreto da frequência da CPU pode ser relatado e causar falha na calibração do contador de carimbo de data / hora (TSC).

O patch tsc_early_khz explicou: "A alteração da frequência do relógio base afeta diretamente o TSC Hz, mas não o valor CPUID.16h. Uma CPU com overclock suportando CPUID.16h e com suporte parcial para CPUID.15h definirá o TSC Hz de acordo com o "melhor palpite" fornecido pelo CPUID.16h, contando com tsc_refine_calibration_work para fornecer números melhores posteriormente. tsc_refine_calibration_work se recusará a fazer seu trabalho quando o resultado estiver fora do valor inicial do TSC Hz em mais de 1%, o que certamente acontecerá em um sistema com overclock. Corrija isso adicionando um parâmetro da linha de comando tsc_early_khz que faz com que o kernel ignore a calibração do TSC e use o valor fornecido. Isso permite que o usuário forneça a frequência TSC esperada mais próxima da realidade do que a relatada pelo hardware, permitindo que tsc_refine_calibration_work faça uma verificação de erro significativa. "



Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário