FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.8 traz o suporte ao driver CPF CPUFreq

quinta-feira, 11 de junho de 2020

O Kernel Linux 5.8 traz o suporte ao driver CPF CPUFreq




Confira !!



O driver CPUFreq do CPPC (Collaborative Processor Control Control) definido pela ACPI oferecerá suporte ao "aprimoramento" para o nível de desempenho ideal com o kernel Linux 5.8.

Controle colaborativo de desempenho do processador A especificação da ACPI é um mecanismo padronizado para descrever escalas de desempenho abstratas e um meio de poder solicitar níveis de desempenho mais altos / mais baixos e medir o desempenho por CPU. Por algum tempo, o kernel do Linux oferece o driver ACPI CPPC CPUFreq para usar esse padrão em sistemas suportados - principalmente até o momento em sistemas Arm. A AMD no ano passado propôs seu próprio driver de CPPC para os sistemas Zen 2 Linux, mas não houve nenhuma atividade nessa frente desde então. De qualquer forma, a Huawei já concedeu suporte "boost" ao driver genérico CPPC CPUFreq.

As correções de aprimoramento de software para o driver CPPC CPUFreq e agora esse trabalho está definido para introdução no Linux 5.8. A especificação da CPPC tem um bit de "mais alto desempenho" para indicar o mais alto desempenho possível em um determinado núcleo da CPU e isso basicamente equivale à frequência turbo / boost que pode ou não funcionar bem, dependendo de todas as advertências usuais em torno do boost / frequências turbo no que diz respeito a restrições térmicas / de potência. É o bit de "desempenho nominal" para CPPC que é indicativo da freqüência de clock base / freqüência de todo o núcleo para operação contínua. Os patches desenvolvidos pela Huawei estão fazendo uso dele para determinar os valores de aumento de software quando falta uma tabela de frequências para o sistema. Se o valor mais alto de desempenho for maior que o desempenho nominal, o reforço estará disponível.

O suporte aprimorado para o ACPI CPPC CPUFreq foi enviado ontem como parte de uma rodada secundária de aprimoramentos de gerenciamento de energia para o Kernel Linux 5.8. Mescladas na semana passada, foram as principais atualizações de gerenciamento de energia para esta próxima versão do kernel  Linux.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário