FERRAMENTAS LINUX: O P-State da Intel está obtendo o botão de eficiência energética, alteração do botão EPB

quarta-feira, 24 de junho de 2020

O P-State da Intel está obtendo o botão de eficiência energética, alteração do botão EPB



Confira !!



O driver de escalonamento de frequência da CPU P-State da Intel para sistemas Linux vem sofrendo diversos aperfeiçoamentos recentemente, incluindo algumas mudanças importantes, como mudar para o governador de utilização do agendador "Schedutil" por padrão. Outros ajustes com os botões novos / alterados também estão a caminho para oferecer aos usuários mais controle sobre suas preferências de desempenho / potência da CPU.

Um dos novos patches enviados na segunda-feira permite ativar / desativar a "Otimização de eficiência energética" encontrada nas CPUs Kaby Lake / Coffee Lake. Até agora, o driver P-State definiu o MSR relevante para garantir o potencial máximo de desempenho, atingindo os estados de desempenho mais alto. Mas agora o P-State está configurado para oferecer um nó "energy_efficiency_enable" no sysfs que pode ser ativado para forçar o modo de CPU mais eficiente em termos de energia. A ativação do modo "Eficiência energética" ajudará a diminuir o uso de energia e, por sua vez, diminuir a produção de calor e o uso de energia, mas com a CPU provavelmente não funcionando no estado de desempenho mais alto, quando necessário.

Um segundo patch para o P-State altera o comportamento "energy_performance_preference" para permitir uma manipulação mais refinada da Preferência de Desempenho Energético (EPP). Basicamente, permite escolher entre os modos existentes com mais controle do que o anteriormente possível. Parece que este trabalho foi conduzido, pelo menos em parte, para otimizar a experiência de desempenho / desempenho do Google Chromebook. Veja a mensagem de confirmação para mais detalhes.

Se a revisão desses patches for boa, eles poderão ver a linha principal com o Kernel Linux 5.9.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário