FERRAMENTAS LINUX: O suporte à placa gráfica Intel DG1 chega no Mesa 20.2 para OpenGL / Vulkan

terça-feira, 23 de junho de 2020

O suporte à placa gráfica Intel DG1 chega no Mesa 20.2 para OpenGL / Vulkan




Confira !!



A Intel conseguiu o suporte do driver Mesa OpenGL / Vulkan para a placa gráfica discreta "DG1"!

Com os seus patches de driver do kernel sendo resolvidos e provavelmente introduzidos no kernel Linux 5.9, as alterações no lado do driver OpenGL e Vulkan foram agora mescladas no Mesa Git. Essas mudanças estão em vigor para o Mesa 20.2, que deve ocorrer no final de agosto, mas o kernel Linux 5.9 não terá seu lançamento estável até outubro, com seu ciclo de desenvolvimento não sendo oficialmente iniciado até agosto, após o atual ciclo do Kernel Linux 5.8 .

As mudanças que trazem a plataforma Intel DG1 para o código do dispositivo Intel foi mesclado na segunda-feira para o Mesa 20.2-devel. Esse é apenas o corte inicial com as solicitações de acompanhamento de mesclagem esperadas nos próximos dias / semanas / meses para solucionar essa dGPU "Gen12". O único dispositivo suportado por esse suporte inicial da plataforma é o ID PCI 0x4905.

Com o suporte Gen12 já em vigor para Tiger Lake e Rocket Lake, a ativação do DG1 para o Mesa não é muito grande, especialmente com os bits interessantes que tendem a acontecer de qualquer maneira no kernel. Mas, em qualquer caso, o Mesa 20.2 tem o suporte inicial de código aberto OpenGL e Vulkan para o Intel DG1, que se destina a ser um veículo de desenvolvimento, à frente de mais (e com melhor desempenho) placas gráficas discretas da Intel a serem entregues no próximo ano. A DG1 não será a placa gráfica discreta com melhor desempenho, mas espero avaliá-la nos próximos meses por seus méritos Linux / código-fonte aberto, além de estar animada por ver o Gen12 / Tiger Lake em geral.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário