Confira !
O Raspberry Pi 1 a Raspberry Pi 3 Modelo B + e até o Raspberry Pi Zero agora podem ver o suporte da Vulkan por meio de um novo "RPi-VK-Driver" não oficial que oferece desempenho ainda melhor que o driver Broadcom OpenGL.
Embora exista um driver Vulkan em desenvolvimento para o Raspberry Pi 4 e modelos futuros com a GPU Broadcom VideoCore mais recente que ofereça suporte oficial à Vulkan, um desenvolvedor independente desenvolveu um driver Vulkan para a GPU VideoCore IV encontrado em SBCs anteriores ao RPi4. O VideoCore 4 não é totalmente compatível com o Vulkan, mas com bastante esforço, um driver do Vulkan foi criado.
Este novo RPi-VK-Driver foi desenvolvido nos últimos dois anos por Martin Thomas, um engenheiro gráfico que atualmente trabalha para a NVIDIA que desenvolveu esse driver em seu tempo livre. Segundo informações, demorou cerca de dois anos para colocar esse driver não oficial da Vulkan em forma para o lançamento "1.0" de sexta-feira.
VkQuake3 running at 100+ FPS on a @Raspberry_Pi 3B+ using the new low level RPi-VK-Driver pic.twitter.com/UhhYgQrAEi— Martin Thomas (@0martint) June 19, 2020
Esse driver não oficial da Vulkan para o VideoCore IV implementa um subconjunto da API e várias limitações de hardware encontradas, mas o suficiente para que tipos como o vkQuake3 possam ser executados no driver com boa velocidade. O desempenho comparado ao driver VC4 OpenGL é bastante bom, graças a um melhor gerenciamento de memória, envio de comandos multithread e outras melhorias.
Mais detalhes sobre este driver Raspberry Pi Vulkan para placas mais antigas através deste repositório GitHub .
Fonte
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário