FERRAMENTAS LINUX: Um engenheiro da NVIDIA em seu tempo livre escreveu um driver vulkan que funciona no Raspberry Pi mais antigo

domingo, 21 de junho de 2020

Um engenheiro da NVIDIA em seu tempo livre escreveu um driver vulkan que funciona no Raspberry Pi mais antigo



Confira !



O Raspberry Pi 1 a Raspberry Pi 3 Modelo B + e até o Raspberry Pi Zero agora podem ver o suporte da Vulkan por meio de um novo "RPi-VK-Driver" não oficial que oferece desempenho ainda melhor que o driver Broadcom OpenGL.

Embora exista um driver Vulkan em desenvolvimento para o Raspberry Pi 4 e modelos futuros com a GPU Broadcom VideoCore mais recente que ofereça suporte oficial à Vulkan, um desenvolvedor independente desenvolveu um driver Vulkan para a GPU VideoCore IV encontrado em SBCs anteriores ao RPi4. O VideoCore 4 não é totalmente compatível com o Vulkan, mas com bastante esforço, um driver do Vulkan foi criado.

Este novo RPi-VK-Driver foi desenvolvido nos últimos dois anos por Martin Thomas, um engenheiro gráfico que atualmente trabalha para a NVIDIA que desenvolveu esse driver em seu tempo livre. Segundo informações, demorou cerca de dois anos para colocar esse driver não oficial da Vulkan em forma para o lançamento "1.0" de sexta-feira.




Esse driver não oficial da Vulkan para o VideoCore IV implementa um subconjunto da API e várias limitações de hardware encontradas, mas o suficiente para que tipos como o vkQuake3 possam ser executados no driver com boa velocidade. O desempenho comparado ao driver VC4 OpenGL é bastante bom, graças a um melhor gerenciamento de memória, envio de comandos multithread e outras melhorias.

Mais detalhes sobre este driver Raspberry Pi Vulkan para placas mais antigas através deste repositório GitHub .


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário