Confira !!
Com o System76 trabalhando para oferecer mais opções de laptops AMD Linux, além de continuar expandindo sua linha de ofertas de desktops AMD, parece que o próximo obstáculo é levar o Coreboot a essas plataformas AMD de geração atual.
O engenheiro principal do System76, Jeremy Soller, também conhecido por seu trabalho no Redox OS, escrito por Rust, iniciou o esforço de portar o Coreboot para as plataformas AMD Matisse e Renoir.
I have seen the light of the great @LisaSu. Today begins my journey to port coreboot to Matisse and Renoir.— Jeremy Soller (@jeremy_soller) July 24, 2020
See you on the other side!
Ele está apenas começando, mas será interessante ver aonde esse trabalho leva.
Anos atrás, a AMD forneceu versões AGESA de código-fonte aberto e, de fato, abraçou o Coreboot bastante bem, mas tudo terminou durante os problemas financeiros pré-zen da empresa. Eles ainda não retornaram aos dias de glória do Coreboot, mas pelo menos no ano passado foi dito à AMD que está olhando novamente para o suporte ao BIOS de código aberto / Coreboot, embora nada de novo para relatar no momento. Para esse suporte inicial do AMD Coreboot a CPUs modernas, provavelmente ainda depende de bits de código fechado, semelhante ao suporte do Intel Coreboot que ainda gera blobs binários.
De qualquer forma, estamos ansiosos para ver o suporte ao Coreboot eventualmente chegar a essas plataformas modernas da AMD, portanto, fique atento ao Phoronix para obter relatórios sobre o progresso.
Fonte
Até a próxima !1
Nenhum comentário:
Postar um comentário