FERRAMENTAS LINUX: Melhorias no agendamento do driver de gráficos do Intel Linux

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Melhorias no agendamento do driver de gráficos do Intel Linux


Confira !



O desenvolvedor de drivers de gráficos de kernel Intel Linux de código aberto de longa data, Chris Wilson, lançou um grande conjunto de patches.

No mês passado, escrevi sobre o trabalho realizado por Chris Wilson no agendamento justo de baixa latência para o driver gráfico da Intel. Na época, isso representava 28 patches para esse código, inspirados no agendador de CPU BFS / MuQSS. Mas agora ele se transformou em um retrabalho de programação muito maior, com 68 patches.

Os novos patches estão focados no lado do agendador do código do Intel Direct rendering Manager. Existem patches trabalhando para reduzir a contenção de bloqueio, a desobstrução assíncrona do GTT, o suporte justo ao agendamento de baixa latência, a nova infraestrutura para agendamento do anel e, finalmente, a habilitação desse novo código de agendamento do anel para os antigos gráficos Gen6 / Gen7.

O comportamento do agendamento justo de baixa latência é apresentado através desta mensagem de patch . A desagregação assíncrona do GTT também é interessante e deve permitir que o espaço do usuário enfileire mais trabalho sem bloquear outros clientes. Terminar a série de patches é o agendamento de anéis para os gráficos Gen6 / Gen7 . Sim, o hardware antigo da era Sandy Bridge / Ivy Bridge para usar esse código de agendador topográfico classificado por prioridade em vez de uma abordagem FIFO global. Nenhum número de desempenho foi fornecido como parte dos patches.

Veremos aonde esse trabalho leva e como vão as revisões e testes. É tarde demais para vê-lo no Kernel Linux 5.9, mas pode vir na versão 5.10 se for bem recebido.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário