quarta-feira, 15 de julho de 2020
O Linux está vendo o suporte ao driver GPU do kernel duas décadas depois para as placas gráficas Matrox G200
Confira !!
As placas gráficas para desktop da série Matrox G200 lançadas no final dos anos 90 agora estão surgindo em 2020.
O kernel do Linux forneceu um driver "MGAG200" Direct Rendering Manager voltando aos primeiros dias do kernel Linux 3.x . Este driver MGA G200 DRM acaba de se concentrar nas inúmeras placas-mãe de servidor com chips G200 para fins de exibição. As atuais placas gráficas de mesa da série MGA G200 não funcionaram com este driver de kernel Linux, pelo menos até agora.
O engenheiro da SUSE, Thomas Zimmermann, levou um tempo para estender o driver MGAG200 DRM para realmente suportar os chips de mesa G200. Isso inclui alterações no gerenciamento de memória GEM, correções na inicialização dos registros do dispositivo, adição de IDs de PCI da área de trabalho e outras alterações para permitir que esse driver acenda e dirija com êxito as placas de mesa da série MGA G200 em vez de apenas os chips de servidor.
Esse suporte de desktop da MGA é baseado em um patch anteriormente trabalhado pelos colegas engenheiros do SUSE Takashi Iwai e Egbert Eich anos atrás, mas nunca chegou à manutenção. Zimmermann expandiu-o de um patch solitário para um conjunto de oito patches, colocando esse driver do kernel Matrox DRM em uma forma muito melhor.
Zimmermann testou esses patches nas placas gráficas Matrox AGP reais, inclusive com o compositor Weston de Wayland e o GNOME Shell rodando no X.Org.
Os patches estão disponíveis na lista de e-mails e veremos se alguém se preocupa em revisá-los e enviá-los para que as placas gráficas de desktop Matrox G200 agora possam ser suportadas pelo kernel da linha principal mais de duas décadas após o lançamento. Anteriormente, havia apenas o driver Matrox X.Org DDX no espaço do usuário.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Hardware,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário