FERRAMENTAS LINUX: O Bus Lock Detection da Intel para o Linux está para evitar essa armadilha de desempenho

quinta-feira, 30 de julho de 2020

O Bus Lock Detection da Intel para o Linux está para evitar essa armadilha de desempenho





Confira !!



Com base no trabalho recentemente desenvolvido da Intel sobre o split lock detection , os engenheiros da Intel agora estendem isso com o suporte à detecção de bloqueio de barramento.

Um bloqueio de barramento, conforme descrito no PRM da Intel, ocorre por meio de acesso bloqueado dividido à memória de write-back ou pelo uso de bloqueios à memória não alcançável. A detecção de bloqueios de barramento é importante devido a penalidades de desempenho e possíveis implicações de negação de serviço.

Fenghua Yu, da Intel, resumiu as implicações de desempenho como sendo tipicamente mais de mil ciclos mais lentas que uma operação atômica dentro de uma linha de cache e interrompendo também o desempenho de outros núcleos de CPU.

As CPUs Intel mais recentes podem notificar o kernel depois que uma instrução adquire um bloqueio de barramento e é executada. Com a detecção de bloqueio de barramento, o aplicativo pode ser acelerado ou ter atenuações (por exemplo, parar o aplicativo) e o kernel pode avisar sobre a ocorrência do evento.

Os patches de detecção de bloqueio de barramento propostos usam a opção de linha de comando split_lock_detect = kernel existente para configurar o comportamento a partir do aviso quando tais eventos ocorrem, limitação de taxa ou comportamento fatal.

Os patches tentativos de "solicitação de comentários" com mais informações sobre esse suporte à detecção de bloqueio de barramento podem ser encontrados através deste thread da lista de discussão do kernel .

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário