sábado, 11 de julho de 2020
O compilador GCC 11 chega com o suporte para o Intel Sapphire Rapids + Alder Lake
Confira !!
O desembarque na base de código GNU Compiler Collection 11 (GCC 11) hoje de manhã é a ativação de Sapphire Rapids e Alder Lake.
O GCC 11 está trazendo o suporte do compilador para essas CPUs X21 e desktop 2021, sucedendo Ice Lake Xeon e Rocket Lake, respectivamente. Isso é exposto através dos novos comutadores do compilador -march = sapphirerapids e -march = alderlake para gerar binários otimizados para essas famílias de CPU.
Além do suporte genérico x86_64, o atual suporte GCC 11 para Sapphire Rapids permite: MOVBE, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2, POPCNT, PKU, AVX, AVX2, AES, PCLMUL, FSGSBASE , RDRND, FMA, IMC, BMI2, F16C, RDSEED, ADCX, PREFETCHW, CLFLUSHOPT, XSAVEC, XSAVES, AVX512F, CLWB, AVX512VL, AVX512BW, AVX512DQ, AVX512CD, AVX512VDVM, AVX512VDN , WAITPKG, SERIALIZE e TSXLDTRK suporte ao conjunto de instruções.
O novo Sapphire Rapids é a instrução SERIALIZE , TSXLDTRK para o TSX Suspend Load Address Tracking , o WAITPKG para a funcionalidade UMWAIT , o PTWRITE para gravar em um pacote de rastreamento de processador, CLDEMOTE para rebaixamento de linha de cache e ENQCMD para enfileirar as lojas . O alvo Sapphire Rapids não está mudando no Intel AMX com os patches atuais.
Enquanto isso, o Target Alder Lake está lançando MOVBE, MMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4.1, SSE4.2, POPCNT, AVX, AVX2, AES, PCLMUL, FSGSBASE, RDRND, FMA, CLDEMOTE, PTWRITE, WAITPKG e SERIALIZE suporte ao conjunto de instruções.
O Alder Lake possui algumas das novas instruções também com Sapphire Rapids como SERIALIZE / WAITPKG / CLDEMOTE, mas em geral muito menos do que outras famílias de CPU recentes. Notavelmente também não há AVX-512. Com o Alder Lake baseado em uma arquitetura híbrida de núcleos pequenos e grandes, parece que o alvo do Alder Lake está assumindo o denominador menos comum da arquitetura.
O compilador GCC 11 com este suporte Sapphire Rapids e Alder Lake será lançado no início de 2021.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Intel,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário