FERRAMENTAS LINUX: O Driver Corsair Commander Pro está no Deck para o Kernel Linux 5.9

sexta-feira, 10 de julho de 2020

O Driver Corsair Commander Pro está no Deck para o Kernel Linux 5.9



Confira !!



Para quem procura um sistema de controle de velocidade e ventilador RGB que funcione no Linux, o Corsair Commander PRO está programado para receber suporte no próximo ciclo do kernel Linux 5.9 .

Um novo driver para o Corsair Commander Pro foi colocado na fila na quinta-feira para hwmon-next como material para a janela de mesclagem Linux 5.9 em agosto. O Corsair Commander PRO suporta o comando de até seis ventiladores de refrigeração, dois canais de LED e ostenta quatro sensores de temperatura enquanto faz interface com o sistema via USB.




Infelizmente, o driver do Linux para o Commander Pro não veio da Corsair, mas da comunidade através da engenharia reversa do protocolo USB. No mês passado, escrevi sobre os patches do Linux para o Corsair Commander Pro e são esses patches que agora fazem parte do subsistema de monitoramento de hardware do Linux 5.9.

O driver é nomeado corsair-cpro e suporta a leitura das velocidades dos ventiladores, sensores de temperatura, valores de tensão através do conector de alimentação SATA e modificação dos valores PWM para os ventiladores. Atualmente, não há suporte ao controle de iluminação por LED. A leitura de tensão através do conector de alimentação realmente funciona para linhas de + 3.3V, + 5V, + 12V. O driver pode ser conectado via sysfs. Com esse driver funcionando com o hwmon, os valores podem ser lidos por alguns utilitários da HWMON no espaço do usuário, mas, de outra forma, carece de qualquer painel da GUI agradável, como os usuários da Corsair encontram no Windows.

Além da falta de um bom utilitário de interface do usuário e nenhum controle de LED, este driver Corsair Commander Pro parece estar em boa forma para sua próxima introdução no kernel Linux principal. Sinto-me tentado a escolher um deles simplesmente por ter um leitor de voltagem um pouco portátil de 3,3 / 5 / 12V para teste de fonte de alimentação que funciona bem no Linux, considerando a falta do suporte ao sensor de placa-mãe (voltagem) no Linux. O Commander Pro é vendido por cerca de US $ 70 USD.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário