FERRAMENTAS LINUX: Os gráficos do Intel Gen12 / Xe têm a decodificação acelerada na chegada do suporte do Linux ao AV1

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Os gráficos do Intel Gen12 / Xe têm a decodificação acelerada na chegada do suporte do Linux ao AV1



Confira !!



Além dos gráficos do Intel Gen12 / Xe, trazendo outras melhorias no mecanismo de mídia eum melhor suporte a osgráficos 3D, agora está confirmado outro elemento interessante da próxima geração de gráficos Intel: decodificação de vídeo AV1 acelerada por GPU!

Fala-se em Gen12 / Xe suportando AV1 pelo menos no lado da decodificação, mas falta de informações concretas até o momento. Mas o desembarque desta semana no Media Driver da Intel para Linux é, de fato, a decodificação AV1 conectada ao Gen12. É bom ver isso acontecer e um pouco de surpresa, pois até agora a matriz de suporte do Intel Media Driver não tinha nenhuma referência ao AV1.

Com algumas 33k linhas de novo código , a aceleração de decodificação de hardware AV1 está em vigor para os gráficos Intel Gen12.

Essa decodificação AV1 para modelos como Tiger Lake / Rocket Lake / Xe DG1 fará parte da versão Intel Media Driver 20.3 para usuários do Linux. Além de alguns SoCs com recursos de codificação e decodificação de hardware AV1, o Gen12 poderia ser o primeiro hardware gráfico de desktop a comercializar, trazendo a decodificação AV1 para as massas. O código do Intel Media Driver agora não fornece indicações de Gen12 que suporta codificação AV1, mas pelo menos há o rápido codificador Intel SVT-AV1 no lado da CPU.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário