FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.9 está para permitir a alternância do modo de eficiência energética em CPUs Kaby Lake

terça-feira, 14 de julho de 2020

O Kernel Linux 5.9 está para permitir a alternância do modo de eficiência energética em CPUs Kaby Lake


Confira !!



Os patches discutidos no mês passado para uma nova "eficiência energética" ajustável para o driver P-State da Intel para as CPUs Kabylake / Coffeelake devem entrar no Kernel Linux 5.9 para aqueles que desejam aumentar a eficiência energética dessas CPUs no Linux, embora com desempenho reduzido .

O comportamento existente com as CPUs Intel Kabylake / Coffeelake no Linux foi para o driver P-State definir o MSR relevante para garantir o desempenho máximo com a abertura de todos os estados de alto desempenho. Mas agora a ser introduzido no Linux 5.9 está o nó "energy_efficiency_enable" via sysfs que pode permitir a configuração da CPU em seu modo mais eficiente em termos de energia. Isso é para aqueles que desejam menor uso de energia e produção de calor, embora com desempenho mais lento nessas CPUs selecionadas da Intel.

Além do botão de habilitação de eficiência energética, há também o patch "energy_performance_preference", que também é colocado na fila para oferecer mais controle sobre o modo de operação EPP (Energy Performance Preference).

O trabalho da Intel parece ser conduzido pelo menos em parte pelo Google para uso do Chromebook. Até ontem, os patches estavam na fila do ramo de gerenciamento de energia Linux "linux-next" Git antes do ciclo do Kernel Linux 5.9.

Essa atração ontem também adiciona o suporte do Intel Sapphire Rapids ao driver Intel RAPL (Runtime Average Power Limiting).


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário