FERRAMENTAS LINUX: O Nouveau no Mesa 20.2 permite HMM, o OpenCL SVM agora é suportado

terça-feira, 14 de julho de 2020

O Nouveau no Mesa 20.2 permite HMM, o OpenCL SVM agora é suportado





Confira !



A pilha de drivers NVIDIA "Nouveau" de código aberto alcançou um novo marco hoje, com o código de espaço do usuário no Mesa 20.2 finalmente ativando o suporte ao HMM ( Heterogeneous Memory Management ).

Tem sido um longo caminho com o trabalho realizado pela Red Hat, os engenheiros da NVIDIA também nos bits de código-fonte Nouveau HMM e a comunidade em manter o gerenciamento de memória heterogêneo integrado e funcionando. Isso também fez parte da criação mais ampla de OpenCL / computação da Red Hat nos últimos anos para a pilha de drivers Nouveau. Mas, finalmente, hoje os limites do HMM estão expostos no espaço do usuário para o driver NVC0 com GPUs Pascal e mais recentes.

A solicitação de mesclagem de Karol Herbst, da Red Hat, para ativar o HMM no driver NVC0, é feita para oferecer suporte à memória virtual compartilhada (SVM). A solicitação de mesclagem ficou aberta por dois meses, mas finalmente chegou hoje, antes da ramificação do Mesa 20.2 no final deste mês. Alguns dos patches que fazem parte desta série datam de dois anos.

Esse é outro passo significativo para o suporte ao código aberto NVIDIA OpenCL / computacional, embora ainda seja bastante afetado pela atual falta de relógio da série GeForce GTX 900 e mais recente ... O suporte ao OpenCL está se unindo muito bem no mercado aberto. do lado da fonte, mas até que a situação de re-clocking seja resolvida pela NVIDIA, que atualmente está bloqueada pelo acesso ao firmware da PMU, ela será lenta. Mas algo provavelmente está acontecendo, dado o investimento contínuo da Red Hat no Nouveau e alguns NVIDIA de código aberto que jogam este ano.

De qualquer forma, é bom ver que o Nouveau Clover poderá expor o SVM para OpenCL. A falta de driver proprietário da NVIDIA expondo o SVM foi um dos motivos expressos para impedir o suporte ao OpenCL 2.x. Concedido agora com o OpenCL 3.0, existe uma maior flexibilidade incluindo tornar o SVM opcional.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário