FERRAMENTAS LINUX: O Suporte do "Navy Solha" da AMD é fundido no Mesa 20.2

quarta-feira, 29 de julho de 2020

O Suporte do "Navy Solha" da AMD é fundido no Mesa 20.2



Confira !!



O "Navy Flounder" como o codinome para outra GPU Navi 2 após o trabalho do driver Linux "Sienna Cichlid" chegou ao Mesa 20.2 para o driver RadeonSI Gallium3D.

O suporte do driver AMDGPU do Navy Flounder AMD para Linux foi lançado há várias semanas e virá com o kernel Linux 5.9, juntamente com o recém-ativado suporte Sienna Cichlid para essas GPUs Navi 2 iniciais que recebem suporte de driver Linux de código aberto.

Mesclado há alguns minutos no Mesa 20.2, que deve ser ramificado esta semana, é o suporte da Solha da Marinha. Isso permite que as GPUs Navi 2 tenham um driver OpenGL funcionando na versão estável do Mesa3D deste trimestre. Hoje, o código estava em torno do RadeonSI, enquanto o suporte para RADV não deveria estar muito atrás, considerando o mínimo delta de código para Sienna Cichlid e Navi 1.

O suporte equivale a adicionar os novos PCI IDs, a classe Navy Flounder, e adicioná-lo aos mesmos caminhos de código que Sienna Cichlid, bem como para o destino AMDGPU LLVM GFX 10.3.

Um elemento interessante é que o DCC exibível (Delta Color Compression) está sendo ativado incondicionalmente agora para todas as peças GFX10.3 e mais recentes. Com o Navi 1, o suporte ao DCC do monitor foi ativado apenas para o Navi 12 e o Navi 14.

O Mesa 20.2 deve ser ramificado nos próximos dias, enquanto o lançamento estável será lançado no final de agosto ou no início de setembro. Isso, porém, precisa seguir o Linux 5.9, que começará oficialmente em agosto, mas não terá uma versão estável até outubro. Para o back-end AMDGPU LLVM, o Navi 2 precisa do LLVM 11.0 e seu lançamento será estável em setembro.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário